PAPEL DO ENFERMEIRO DE REABILITAÇÃO NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E NA QUALIDADE DOS CUIDADOS PRESTADOS À PESSOA PÓS-AVC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16951

Palavras-chave:

Enfermagem em Reabilitação. Acidente Vascular Cerebral. Autocuidado. Ganhos em Saúde.

Resumo

Enquadramento: O Acidente Vascular Cerebral é uma condição clínica que pode resultar em inúmeras incapacidades físicas e cognitivas, pelo que exige uma abordagem multidisciplinar diferenciada e especializada no processo de reabilitação e capacitação, onde se insere o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Objetivo: Compreender o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no processo de recuperação e reabilitação e na melhoria da qualidade dos cuidados prestados a pessoas em status pós-acidente vascular cerebral. Metodologia: Artigo de revisão integrativa da literatura, com pesquisa realizada através das bases de dados MEDLINE, B-On e Sciencedirect, compreendendo estudos de 2020 a 2024, de modo a dar resposta ao objetivo proposto. Resultados: A evidência científica analisada, destaca que o papel desempenhado pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação é fundamental na promoção da funcionalidade precoce, na transição da pessoa para a sua vida quotidiana e na capacitação de cuidadores informais, familiares e Enfermeiros de cuidados gerais. Conclusão: Este estudo reforça a importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no cuidado de pacientes pós-acidente vascular cerebral, realçando a sua contribuição para a recuperação funcional e qualidade de vida das pessoas afetadas. Investir na formação e no reconhecimento desses profissionais é crucial para garantir uma abordagem abrangente e eficaz em todo o processo de reabilitação, promovendo melhores resultados de saúde e bem-estar para os doentes e respetivas famílias, o que se traduz em ganhos em saúde.

Biografia do Autor

Alexandra Isabel Santos Cabrita

Licenciatura em Enfermagem.

Alexandra Filipa Rosa Lobo

Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Reabilitação. Pós-graduada em Gestão e Administração de Unidades de Saúde. https://orcid.org/0009-0004-6193-3565.

Abibo Manuel Vaz

Licenciatura em Enfermagem, com formação específica em Hemodiálise.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Cabrita, A. I. S., Lobo, A. F. R., & Vaz, A. M. (2024). PAPEL DO ENFERMEIRO DE REABILITAÇÃO NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E NA QUALIDADE DOS CUIDADOS PRESTADOS À PESSOA PÓS-AVC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5447–5458. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16951