OSTEOSSÍNTESE DE FÊMUR EM CÃO: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Roberta Nóbrega Nunes UNINASSAU
  • Lilian Barbosa da Silva UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16940

Palavras-chave:

Ortopedia Veterinária. Pequenos Animais. Lesão Femoral.

Resumo

Dentre os canídeos, os cães se destacam como aqueles com inserção completa no cotidiano humano. Em vista disso, a prática clínica veterinária lida frequentemente com afecções nesta espécie, em especial àquelas atinentes aos quadros ortopédicos, uma vez que as fraturas representam boa parte dos trabalhos cirúrgicos nos ambulatórios especializados em pequenos animais. No caso clínico serão delineados os aspectos de uma osteossíntese femoral realizada em um cão sem raça definida (SRD), no qual serão evidenciadas as minúcias do procedimento, destacando o laudo radiográfico, bioquímico e anamnésico do paciente, o protocolo anestésico, o método cirúrgico, intervenção medicamentosa e acompanhamento pós-operatório. O objetivo deste relato é investigar o procedimento e a efetividade da osteossíntese como técnica hábil à síntese óssea. O método cirúrgico aplicado ao caso estudado mostrou-se satisfatório no alinhamento e fixação do fêmur, contribuindo para o concomitante ajustamento da fratura do púbis e ísquio.                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Biografia do Autor

Roberta Nóbrega Nunes, UNINASSAU

Graduanda do Curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Mauricio de Nassau – UNINASSAU, Campus Cacoal/RO.

Lilian Barbosa da Silva, UNINASSAU

Professora Orientadora do estudo. Mestre pela Universidade Camilo Castelo Branco. Zootecnista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Nunes, R. N., & Silva, L. B. da. (2024). OSTEOSSÍNTESE DE FÊMUR EM CÃO: UM RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3684–3693. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16940