O DESAMPARO LEGAL E SOCIAL COM OS INTERDITADOS EM DECORRÊNCIA DE DOENÇA MENTAL

Autores

  • Jennifer Monique Martins de Abreu Universidade de Gurupi
  • Laylla Fernanda Lopes da Silva Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16842

Palavras-chave:

Doença mental. Desamparo legal. Desamparo social.

Resumo

O presente trabalho aborda o desamparo legal e social das pessoas interditadas em decorrência de doença mental, buscando compreender suas causas e consequências, identificar lacunas nos sistemas jurídico e social e propor medidas para promover uma proteção mais eficaz de seus direitos e interesses. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica. Os resultados revelaram a inadequação dos sistemas existentes, evidenciando lacunas na curatela, no acesso a serviços de saúde mental e no combate ao estigma, contribuindo para a exclusão e o sofrimento dessas pessoas. Em suma, a implementação de políticas integradas que garantam o acesso universal a serviços de saúde mental, combatam o estigma e promovam uma cultura de inclusão são fundamentais para mitigar o desamparo legal e social dos interditados por doença mental, respeitando seus direitos e promovendo seu bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Monique Martins de Abreu, Universidade de Gurupi

Graduanda em Direito. Universidade de Gurupi. 

Laylla Fernanda Lopes da Silva, Universidade de Gurupi

Servidora Pública; Especialista em Direito Médico e Bioética; Mestranda em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional; Docente; Universidade de Gurupi. 

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Abreu, J. M. M. de, & Silva, L. F. L. da. (2024). O DESAMPARO LEGAL E SOCIAL COM OS INTERDITADOS EM DECORRÊNCIA DE DOENÇA MENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2971–2982. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16842