O DESAMPARO LEGAL E SOCIAL COM OS INTERDITADOS EM DECORRÊNCIA DE DOENÇA MENTAL

Autores

  • Jennifer Monique Martins de Abreu Universidade de Gurupi
  • Laylla Fernanda Lopes da Silva Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16842

Palavras-chave:

Doença mental. Desamparo legal. Desamparo social.

Resumo

O presente trabalho aborda o desamparo legal e social das pessoas interditadas em decorrência de doença mental, buscando compreender suas causas e consequências, identificar lacunas nos sistemas jurídico e social e propor medidas para promover uma proteção mais eficaz de seus direitos e interesses. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica. Os resultados revelaram a inadequação dos sistemas existentes, evidenciando lacunas na curatela, no acesso a serviços de saúde mental e no combate ao estigma, contribuindo para a exclusão e o sofrimento dessas pessoas. Em suma, a implementação de políticas integradas que garantam o acesso universal a serviços de saúde mental, combatam o estigma e promovam uma cultura de inclusão são fundamentais para mitigar o desamparo legal e social dos interditados por doença mental, respeitando seus direitos e promovendo seu bem-estar.

Biografia do Autor

Jennifer Monique Martins de Abreu, Universidade de Gurupi

Graduanda em Direito. Universidade de Gurupi. 

Laylla Fernanda Lopes da Silva, Universidade de Gurupi

Servidora Pública; Especialista em Direito Médico e Bioética; Mestranda em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional; Docente; Universidade de Gurupi. 

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Abreu, J. M. M. de, & Silva, L. F. L. da. (2024). O DESAMPARO LEGAL E SOCIAL COM OS INTERDITADOS EM DECORRÊNCIA DE DOENÇA MENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2971–2982. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16842