HABITAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS: OS/AS TRABALHADORES/AS DA VILA OPERÁRIA HOEPCKE (1945-1960)

doi.org/10.29327/211653.6.10-11

Autores

  • Jéssica Duarte de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Trabalho, Moradia, Florianópolis.

Resumo

O objetivo desse estudo é verificar as relações de trabalho e moradia ocorridas em Florianópolis entre os anos de 1945 a 1960. A pesquisa em andamento pretende verificar como ocorreram os modelos de políticas habitacionais na cidade, quem elas atingiam e que diálogos traçavam com o cenário nacional. Percebendo a moradia como um espaço importante de sociabilidade entre os(as) trabalhadores(as), mas também como uma política de extensão do controle da força de trabalho pelos patrões e Estado, esse trabalho buscou dar base empírica a essa relação com o estudo de uma vila operária da Companhia Hoepcke, empresa de diferentes ramos e com importância econômica e política da cidade. Analisando um Livro de Registro de Funcionários dessas fábricas e entrevistas de trabalhadores/as dos locais, foi possível revelar questões sobre o perfil desses(as) operários(as), como a hierarquia de trabalho nas fábricas, com os locais ocupados por descentes de imigrantes, mulheres, nacionais negros e brancos, e quem habitava a vila da empresa. Buscou-se estabelecer uma conexão entre a realidade desses(as) trab0alhadores(as), as condições de moradia na vila com as políticas de habitação ocorridas nesse período.

 

Biografia do Autor

Jéssica Duarte de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Duarte de Souza, J. . (2020). HABITAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS: OS/AS TRABALHADORES/AS DA VILA OPERÁRIA HOEPCKE (1945-1960): doi.org/10.29327/211653.6.10-11. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(10), 09. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/168