A ORDO SALUTIS NO ÂMBITO DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO CRISTÃ: UMA PERSPECTIVA SOTERIOLÓGICA

Autores

  • Edenis Cesar de Oliveira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1672

Palavras-chave:

Teologia. Teologia Reformada. Ordo Salutis. Ordem da Salvação. Tradição.

Resumo

O termo ordo salutis foi usado pelos primeiros teólogos reformados modernos para denotar o processo redentivo. A ordem da salvação descreve o processo pelo qual a obra da salvação, realizada em Cristo, é subjetivamente realizada no coração e na vida dos pecadores. Descreve em sua ordem lógica e em suas interrelações, os vários movimentos do Espírito Santo na aplicação da obra da redenção. Cimentado em uma revisão de literatura, o artigo apresenta os conceitos básicos da doutrina, seguindo por suas principais objeções, embora não de forma exaustiva. Na parte final, o texto discorre sobre a ordo salutis e a condição humana, sobretudo na perspectiva da teologia reformada com rápidas diferenciações da orientação teológica católico-romana, subsequente a uma síntese conclusiva com destaque para a importância da tradição, máxime a importância dos teólogos piedosos que em muito contribuíram para a elaboração e consolidação das principais doutrinas teológicas.

Biografia do Autor

Edenis Cesar de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Administração; Professor Efetivo da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/CCN-LS; Diretor do Centro de Estudos em Organizações Agroindustriais - CeoAGRO/UFSCar. Graduado em Teologia; Pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) de Buri - São Paulo. E-mail: edeniscesar@ufscar.br.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Oliveira, E. C. de . (2021). A ORDO SALUTIS NO ÂMBITO DA DOUTRINA DA SALVAÇÃO CRISTÃ: UMA PERSPECTIVA SOTERIOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 66–81. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1672