A RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DIABETES MELLITUS: IMPACTOS NA SAÚDE BUCAL E SISTÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16598

Palavras-chave:

Doença periodontal. Diabetes mellitus. Saúde bucal.

Resumo

O presente estudo propõe discorrer sobre a estreita relação entre doença periodontal e diabetes mellitus. Pesquisas epidemiológicas mostram que o diabetes aumenta o risco e a severidade da doença periodontal, e a mesma quando não tratada, pode interferir no controle glicêmico de pacientes diabéticos. Cujo problema é: Quais os impactos que a relação entre a doença periodontal e o diabetes mellitus tem na saúde bucal e sistêmica? Analisando esse contexto, o presente estudo foi norteado tendo como objetivo geral analisar a relação bidirecional entre doença periodontal e diabetes mellitus e os impactos dessa relação na saúde bucal e sistêmica, os objetivos específicos pautados foram identificar os mecanismos envolvidos na fisiopatologia da doença periodontal associada ao diabetes mellitus; compreender o impacto do diabetes mellitus na saúde periodontal; investigar o impacto da doença periodontal no diabetes mellitus e avaliar a eficácia da terapia periodontal no controle glicêmico de pacientes diabéticos. Essa metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e conduzido pela abordagem qualitativa, como base de dados para consulta utilizou-se a SciELO, LILACS via BVS e PubMed, de artigos científicos, tese de doutorado, livros relevantes e site. Por fim, os resultados desse estudo sugere, seguramente, a relação bidirecional entre a doença periodontal e o diabetes mellitus, onde o diabetes é um fator de risco para a doença periodontal e, por sua vez, a doença periodontal prejudica o controle glicêmico, tendo a terapia periodontal como adjuvante no controle metabólico de pacientes diabéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Donadia de Barros, FACISA

Graduanda em Odontologia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA).

Danilo Sales Costa, FACISA

Especialista em Periodontia e Implantodontia- UNIAVAM. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas- FACISA. Formação acadêmica pela Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR, em Vitoria da Conquista.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão.  Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do  Cricaré -UNIVC  (2012 -2015).  Especialista em Docência   do   Ensino   Superior   Faculdade   Vale   do   Cricaré   Possui   graduação   em   Biblioteconomia E Documentação pela   Universidade   Federal   da   Bahia (2009).   Possui   graduação   em   Sociologia   pela Universidade Paulista (2017-2020) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia.  Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do  sistema  E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliadorda Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152.

 

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

Barros, J. D. de, Costa, D. S., & Pinto, E. V. (2024). A RELAÇÃO BIDIRECIONAL ENTRE DOENÇA PERIODONTAL E DIABETES MELLITUS: IMPACTOS NA SAÚDE BUCAL E SISTÊMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1333–1355. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16598