A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE COMO MECANISMO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16588

Palavras-chave:

Pesquisa. Prática docente. Professor pesquisador.

Resumo

Este artigo busca apresentar concepções sobre o professor pesquisador, mostrando que os docentes podem propor melhorias no ensino atual por meio de suas pesquisas e práticas escolares, contribuindo assim para o desenvolvimento e avanços significativos na educação. É extremamente necessário à valorização dos aspectos da prática que está totalmente ligada com o bom desempenho do trabalho docente, portanto, esta pesquisa procurou mostrar através de uma abordagem realizada de forma qualitativa em uma instituição de ensino que é plenamente possível os professores desenvolverem pesquisas voltadas para uma reflexão da sua atuação profissional, com resultados compensadores. Este trabalho também mostra que ato de investigar deve ser uma atividade permanente na vida profissional do professor na busca constante de conhecimentos que possam transformar a realidade escolar e contribuir de forma significativa para a sua comunidade ao desenvolver projetos para melhoria do sistema educacional e principalmente da condição humana a favor de um convívio social digno, de uma aprendizagem efetiva, precisa ser agente transformador.

Biografia do Autor

Junior Sergio Bard, Unicentro

Graduado em Pedagogia, segunda licenciatura em Sociologia, especialização em Educação Especial e Metodologia do Ensino de Sociologia, atualmente mestrando em educação. Atuação profissional, professor do ensino fundamental anos iniciais e pedagogo do ensino médio. Especialização. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação – Unicentro Orcid:https://orcid.org/0009-0008-6010-8466.URL/SITE:https://www3.unicentro.br/ Lattes: https://lattes.cnpq.br/1736850870589595.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Bard, J. S. (2024). A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE COMO MECANISMO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2487–2501. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16588