ABORDAGEM AFETIVA FRENTE AOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA SINALIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16503Palavras-chave:
Afetividade. Aspectos Linguísticos. Surdo.Resumo
O referido artigo aborda a temática de uma abordagem mais humana e afetiva em ambientes de aprendizagem com pessoas surdas e se justifica na necessidade da assunção da acessibilidade atitudinal pelo educador, atrelado ao respeito a diferenças linguísticas notáveis durante a prática educativa. O objetivo deste trabalho foi coletar informações sobre aspectos diferenciais no uso da língua de sinais por estudantes surdos e da abordagem afetiva que pode ser assumida a partir do conceito em Wallon. Como metodologia foram analisadas entrevistas realizadas com alunos surdos do Instituto Federal de Roraima e um diário de campo com observações. Os dados foram confrontados com escritas de autores que abordam a cultura e educação de surdos e com o artigo “A afetividade no desenvolvimento da criança - Contribuições de Henri Wallon”. Como resultado, sugerimos uma abordagem afetiva com pessoas surdas em ambiente escolar e indicamos que novas pesquisas devem ser desenvolvidas com essa temática ampliada a estudantes surdos com mais idade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY