O PAPEL DA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA REABILITAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DERMATOLÓGICAS EM PESSOAS OBESAS

Autores

  • Laís Lima Costa Faculdade ESAS
  • Ronaldo Nunes Lima Faculdade ESAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16476

Palavras-chave:

Fisioterapia dermatofuncional. Obesidade. Alterações dermatológicas. Celulite. Estrias. Linfedema dermatites e infecções cutâneas.

Resumo

Introdução: A fisioterapia dermatofuncional reabilita a pele de pessoas obesas, tratando alterações dermatológicas e melhorando a saúde e autoestima por meio de abordagens terapêuticas. Este estudo investigou as mudanças na pele de pessoas obesas e avaliou a atuação da fisioterapia dermatofuncional na reabilitação desses pacientes. Materiais e Métodos: Foram analisados artigos publicados entre 2016 a 2024, em português e inglês, nas bases de dados científicas PubMed; SciELO e Google Scholar; Research, Society and Development; Convergences Editorial; Revista Unipacto; Revista FT; ActaMed; Brazilian Journal of Health Review; Sustenere e Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, utilizando palavras-chave como "fisioterapia dermatofuncional", "obesidade", "celulite", "estrias" e "dermatites". A pesquisa incluiu revisões, estudos clínicos e relatos de caso que apresentaram evidências sobre a eficácia das intervenções. Resultados: Tratamentos melhoram pele, reduzem dor, promovem drenagem, elasticidade e autoestima dos pacientes. Conclusão: Os tratamentos melhoram a pele, reduzem a dor, promovem drenagem, aumentam a elasticidade e elevam a autoestima dos pacientes.

Biografia do Autor

Laís Lima Costa, Faculdade ESAS

Graduanda em formação. 10° período.Ensino Superior Albert Sabin - Faculdade ESAS.

Ronaldo Nunes Lima, Faculdade ESAS

Professor-Orientador Ensino Superior Albert Sabin-Faculdade ESAS. 

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Costa, L. L., & Lima, R. N. (2024). O PAPEL DA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA REABILITAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DERMATOLÓGICAS EM PESSOAS OBESAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 130–146. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16476