DESAFIOS ÉTICOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CURRÍCULO: LIMITES E POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA

Autores

  • Eder Lira UFES
  • Eliete Campana Dias Moreira Faculdades Integradas de Jacarepaguá
  • Gilce Helena Pianissola Rossi Faculdade Integrada de Jacarepaguá
  • Marlene Sebastiana Mazoco Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
  • Mônica de Souza Scopel Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Rodrigo Rodrigues Pedra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Rosimeri Cararo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvanete Aparecida da Silva Conceição Faculdade de Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16449

Palavras-chave:

Ética da IA. Formação Docente. Currículo Ético. Tecnologia Educacional. Inovação Responsável.

Resumo

Esta pesquisa analisa os obstáculos éticos na incorporação da Inteligência Artificial (IA) no programa de estudos e na capacitação de professores. A meta principal é examinar como esses componentes se inter-relacionam e se afetam reciprocamente, com o intuito de auxiliar na criação de estratégias educacionais éticas na era digital. Por meio de uma extensa revisão de literatura, o estudo identifica os desafios e oportunidades decorrentes dessa integração, concentrando-se na exigência de uma reformulação profunda na capacitação docente e na organização do currículo. A pesquisa ressalta a relevância de cultivar uma mentalidade ampla nos educadores, que ultrapassa o simples treinamento técnico em Inteligência Artificial. Ela sugere um currículo mais fluido e integrado, no qual as questões éticas são um componente transversal. As orientações indicam um futuro educacional dinâmico e eticamente consciente, com destaque para redes de aprendizagem colaborativas focadas na ética da Inteligência Artificial, criação de estruturas éticas específicas para a educação, além da necessidade de tratar de temas como privacidade, igualdade e efeitos sociais da IA . O estudo conclui que a incorporação ética da Inteligência Artificial na educação exige uma mudança radical na concepção e aplicação do ensino e aprendizado, capacitando efetivamente as futuras gerações para os desafios éticos do mundo dominados pela IA. A expectativa é que as perspectivas apresentadas auxiliem significativamente educadores, administradores educacionais e formuladores de políticas públicas na criação de um sistema de educação ético, sólido e relevante para a era da Inteligência Artificial.

Biografia do Autor

Eder Lira, UFES

Mestre em Geografia, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Eliete Campana Dias Moreira, Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Especialista em Orientação Educacional, Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ).

Gilce Helena Pianissola Rossi, Faculdade Integrada de Jacarepaguá

Especialista em Supervisão Escolar, Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ).

Marlene Sebastiana Mazoco, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras

Especialista em Educação Especial Inclusiva, Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL).

Mônica de Souza Scopel Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rodrigo Rodrigues Pedra, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rosimeri Cararo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Silvanete Aparecida da Silva Conceição, Faculdade de Venda Nova do Imigrante

Especialista em Educação Especial, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Lira, E., Moreira, E. C. D., Rossi, G. H. P., Mazoco, M. S., Silva, M. de S. S., Pedra, R. R., … Conceição, S. A. da S. (2024). DESAFIOS ÉTICOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CURRÍCULO: LIMITES E POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4564–4579. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16449