PRÓTESE TOTAL E PRÓTESE SOBRE IMPLANTE: UM ESTUDO COMPARATIVO DE EFICÁCIA, CONFORTO E DURABILIDADE

Autores

  • Gabrielly Martins Gomes Unipar
  • Emilly Rayanne Canzi Denk Unipar
  • Fernanda Bergmann Francisquetti Unipar
  • Isadora  Ragadali Bergamin Unipar
  • Rafael Pedrazzolli Marassi Unipar
  • Helouise Righi Unipar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16415

Palavras-chave:

Prótese total. Reabilitação oral. Prótese sobre implante.

Resumo

A perda dentária é uma questão que impacta significativamente a qualidade de vida, afetando funções como mastigação, fala e autoestima. As próteses dentárias têm sido uma opção para restaurar essas funções, sendo que aproximadamente 11% da população brasileira é desdentada total. Enquanto a odontologia evoluiu de uma prática focada na cura, para uma abordagem mais reabilitadora, os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de próteses mais eficazes, incluindo as próteses totais convencionais e as próteses sobre implantes. Ambas as opções têm suas vantagens e desafios, influenciando a decisão do paciente e o sucesso do tratamento. Este estudo visa explorar a experiência do paciente com ambas as modalidades de prótese, buscando identificar fatores que impactam sua satisfação e informar decisões clínicas mais precisas.

Biografia do Autor

Gabrielly Martins Gomes, Unipar

Acadêmico de odontologia. Unipar. 

Emilly Rayanne Canzi Denk, Unipar

Acadêmica de odontologia. Unipar. 

Fernanda Bergmann Francisquetti, Unipar

Acadêmica de odontologia. Unipar.

Isadora  Ragadali Bergamin, Unipar

Acadêmica de odontologia. Unipar.

Rafael Pedrazzolli Marassi, Unipar

Mestre em Endodontia. Formado unipar 2003. 

Helouise Righi, Unipar

Professora Coorientadora. UNIPAR campus Cascavel. 

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Gomes, G. M., Denk, E. R. C., Francisquetti, F. B., Bergamin,I. Ragadali, Marassi, R. P., & Righi, H. (2024). PRÓTESE TOTAL E PRÓTESE SOBRE IMPLANTE: UM ESTUDO COMPARATIVO DE EFICÁCIA, CONFORTO E DURABILIDADE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 5323–5336. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16415