A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dasny Pestana de Pinto Faculdade Mantenense dos Vales Gerais
  • Eliana Maria de Souza Cruz Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Joilce Amorim Pinto Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Terezinha Silveira Braga Faculdade de Educação Fátima do Sul
  • Vanildes Célia de Paula Faculdade Integrada de Ariquemes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1637

Palavras-chave:

Roda de conversa. Educação Infantil. Linguagem.

Resumo

As rodas de conversa são atividades de linguagem realizadas de modo permanente na Educação Infantil, com o intuito de desenvolver a oralidade, a expressão e a interação da criança. A roda de conversa é um método bastante utilizado, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica. Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos se expressarem e aprenderem em conjunto. Para criar uma roda de conversa, o professor deve fazer um planejamento do conteúdo com um objetivo claro, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a compreensão dos alunos. Além disso, é necessário organizar um espaço adequado em que todos estejam confortáveis e possam se ver, assim como também escolher assuntos que possam ser desenvolvidos pela turma e trazer dados que possam auxiliar. É papel do professor dar voz ao que os alunos têm a dizer e deixar que todos participem, permitindo que eles digam o que pensam e o que sabem sobre o conteúdo.

Biografia do Autor

Dasny Pestana de Pinto, Faculdade Mantenense dos Vales Gerais

Graduada em Pedagogia - Docência para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Empresa pelo UNIVAG - Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE.

Eliana Maria de Souza Cruz, Faculdades Integradas de Várzea Grande

 Graduada em Pedagogia pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, Especialista em Educação Infantil pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Joilce Amorim Pinto, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, Especialista em Educação Infantil pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Terezinha Silveira Braga, Faculdade de Educação Fátima do Sul

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas Urubupungá, Especialista em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação Fátima do Sul.

Vanildes Célia de Paula, Faculdade Integrada de Ariquemes

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE, Especialista em Educação Infantil e as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Integrada de Ariquemes.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Pinto, D. P. de ., Cruz, E. M. de S. ., Pinto, J. A. ., Braga, T. S. ., & Paula, V. C. de . (2021). A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1298–1309. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1637