BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA NO PERÍODO GESTACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE

Autores

  • Andreia Marques de Jesus Centro Universitário UniLS
  • Bianka Fernandes dos Santos Centro Universitário UniLS
  • Sabrina de Souza Santos Queiróz Centro Universitário UniLS
  • Hudson Holanda de Andrade Centro Universitário UniLS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16297

Palavras-chave:

Drenagem Linfática Manual. Gravidez. Benefícios.

Resumo

Durante o período gestacional, é comum que as mulheres apresentem retenção de líquidos, resultando em edema, especialmente nos membros inferiores. A drenagem linfática manual (DLM) é uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento desse tipo de edema. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o que a literatura científica relata sobre os benefícios da DLM para gestantes. Como metodologia, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Os resultados indicaram que a DLM melhora a circulação sanguínea, reduzindo edemas, dores, a sensação de peso e o cansaço. Concluiu-se que a técnica é uma intervenção prática, natural, não invasiva e eficaz, proporcionando diversos benefícios às gestantes, como melhor qualidade de vida durante a gestação, menor limitação nas atividades diárias e uma maior sensação de relaxamento e bem-estar.

Biografia do Autor

Andreia Marques de Jesus, Centro Universitário UniLS

Graduanda em Biomedicina, Centro Universitário UniLS.

Bianka Fernandes dos Santos, Centro Universitário UniLS

Graduanda em Biomedicina, Centro Universitário UniLS.

Sabrina de Souza Santos Queiróz, Centro Universitário UniLS

Graduanda em Biomedicina, Centro Universitário UniLS.

Hudson Holanda de Andrade, Centro Universitário UniLS

Orientador do curso em Biomedicina, Centro Universitário UniLS.  

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Jesus, A. M. de, Santos, B. F. dos, Queiróz, S. de S. S., & Andrade, H. H. de. (2024). BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA NO PERÍODO GESTACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3777–3789. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16297