ANÁLISE DA CONDIÇÃO DE SAÚDE PERIODONTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Lucas Martins de Oliveira Fiúza UNINOVAFAPI
  • Geórgia Morais de França UNINOVAFAPI
  • Eduardo Souza de Lobão Veras UNINOVAFAPI
  • Márcia Regina Soares Cruz FOB/USP
  • Marta Rosado de Oliveira Campos Faculdade São Leopoldo Mandic

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16054

Palavras-chave:

Odontopediatria. Periodontia e Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) se configura como um distúrbio de desenvolvimento intelectual, no qual o indivíduo afetado tende a apresentar uma grande perda nas capacidades de executar tarefas simples do cotidiano, dentre estas tarefas, a higiene oral, na maioria dos casos, é afetada devido as características de não se adaptar a executar movimentos repetitivos, possibilitando o aparecimento de lesões periodontais. Objetivo: Evidenciar na literatura científica possíveis associações entre crianças com TEA e alterações na condição de saúde periodontal. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed com os descritores: Odontopediatria, Periodontia e Transtorno do Espectro Autista combinados com o operador booleano and. Os critérios de inclusão dos artigos foram: artigos publicados em 2014 a 2024, textos completos, disponíveis na integra, no idioma inglês, português e espanhol. Foram excluídos: monografias, teses, artigo de revisões e artigos repetidos. Resultados: Ao final da aplicação dos critérios, obteve-se 10 artigos para compor a pesquisa, sendo que a maioria dos artigos incluídos nesse estudo apresentaram uma relação entre o aparecimento de problemas periodontais e o TEA, evidenciando, também, que a pouca comunicação entre os dentistas e os pais das crianças são o fator mais prevalente para a piora da saúde bucal desses pacientes, além de apontarem que as visitas ao dentista são negligenciadas pelos pais até aparecerem sintomas dolorosos nas crianças. Conclusão: A maioria dos artigos incluídos na pesquisa evidenciaram maiores índices de doenças periodontais em crianças com TEA. Portanto, se faz necessário um maior conhecimento sobre como instruir os pais a estimularem as crianças com TEA na realização de uma boa higiene oral, prevenindo a progressão de patologias periodontais e, consequentemente, aumentando a qualidade de vida delas.

Biografia do Autor

Lucas Martins de Oliveira Fiúza, UNINOVAFAPI

Estudante do 10° período do curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi.

Geórgia Morais de França, UNINOVAFAPI

Estudante do 10° período do curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi.

Eduardo Souza de Lobão Veras, UNINOVAFAPI

Doutor em periodontia pela UNG e Professor Titular de Periodontia do Centro Universitário Uninovafapi Afya.

Márcia Regina Soares Cruz, FOB/USP

Graduada em Odontologia – UFPI, Especialista em Periodontia - FOB/USP e Especialista em Implantodontia - ABO-PI

Marta Rosado de Oliveira Campos, Faculdade São Leopoldo Mandic

Doutora em Ciências Odontológicas- Área de concentração Clínicas Odontológicas-  Odontopediatria pela Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas), Mestre em Ciências e Saúde pela UFPI e Especialista em Odontopediatria pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Fiúza, L. M. de O., França, G. M. de, Veras, E. S. de L., Cruz, M. R. S., & Campos, M. R. de O. (2024). ANÁLISE DA CONDIÇÃO DE SAÚDE PERIODONTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4704–4715. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16054