AGRESSORES ATIVOS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: ANÁLISE E PROPOSTAS DE MITIGAÇÃO PARA AS ESCOLAS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16048Palavras-chave:
Ataques em Escolas. Agressores Ativos. Mitigação.Resumo
Este artigo analisa os ataques em escolas no Brasil de 2001 até julho de 2024, iniciando com uma compilação abrangente de incidentes envolvendo agressores ativos em ambiente escolar no país. A pesquisa destaca o armamento utilizado pelos agressores, permitindo uma comparação com ataques semelhantes ocorridos nos Estados Unidos, onde se observa uma diferença significativa no perfil dos agressores e no contexto social. Em seguida, são discutidos os ataques em escolas no Paraná, explorando suas particularidades, os desafios enfrentados e as iniciativas em andamento. O protocolo internacional de resposta "Corra, se esconda ou lute", criado nos Estados Unidos, é apresentado como uma ferramenta geral para lidar com esses ataques e é utilizado nos treinamentos no Paraná. O artigo também propõe soluções específicas para mitigar os impactos desses eventos nas escolas do estado, avaliando as medidas nacionais do Ministério da Educação (MEC) em relação à sua aplicabilidade local. São sugeridas medidas estruturais de proteção, como a utilização de barricadas nas salas de aula, criação de "salas seguras" e o uso de tecnologia para monitoramento, além da prevenção psicológica, do acompanhamento social e da integração com forças de segurança locais, medidas consideradas essenciais para aumentar a segurança nas instituições de ensino.
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