IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL E EMOCIONAL EM CRIANÇAS DEVIDO USO EXCESSIVO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

Autores

  • Antonio Jorge Ferreira Knupp ULBRA
  • Ana Carolina Cavalheiro Manarelli FASIPE
  • Beatriz Trajano Costa da Silva UNIFESO
  • Fernanda Leles Silva IMEPAC
  • Ingrid Margarida de Werk Würzler FURG
  • Paulo Henrique Barbosa Unifan
  • Pablo Munhoz Leite Alves UNIFENAS
  • Samya Ali Abdel Fattah Costa UFGD
  • Thiago Arruda Prado Cavalcante UNIFAN
  • Vanessa Ferreira de Sena Soares UniRV

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16016

Palavras-chave:

Comportamento Infantil. Tempo de Tela. Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Este estudo investiga as implicações do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças. O aumento do tempo de tela entre o público infantil, impulsionado pela popularização de dispositivos como smartphones e tablets, levanta preocupações sobre os impactos a longo prazo no comportamento e na saúde mental das crianças. O objetivo é analisar como a exposição prolongada a esses dispositivos afeta o desenvolvimento neuropsicológico, além de identificar as principais consequências negativas, como distúrbios do sono, dificuldade de concentração e problemas emocionais. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura baseada em artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, além da análise de estudos de caso e dados epidemiológicos que correlacionam o uso de telas com comportamentos disfuncionais. Os resultados obtidos indicam uma associação clara entre o uso prolongado de dispositivos eletrônicos e prejuízos no desenvolvimento infantil, especialmente em áreas como interação social e controle emocional. A conclusão ressalta a necessidade de conscientização por parte dos pais e educadores, além da implementação de políticas públicas que regulem o tempo de uso de telas em crianças, visando proteger seu desenvolvimento integral e saudável.

Biografia do Autor

Antonio Jorge Ferreira Knupp, ULBRA

Mestre em Educação, graduado em Biomedicina, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Ana Carolina Cavalheiro Manarelli, FASIPE

Graduada em biomedicina, Faculdade de Sinop (FASIPE).

Beatriz Trajano Costa da Silva, UNIFESO

Graduanda de medicina, Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Fernanda Leles Silva, IMEPAC

Graduanda em medicina, Instituto Master de Ensino Presidente Antonio Carlos (IMEPAC).

Ingrid Margarida de Werk Würzler, FURG

Graduada em medicina, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Paulo Henrique Barbosa, Unifan

Graduando em medicina, Centro Universitário Alfredo Nasser ( Unifan).

Pablo Munhoz Leite Alves, UNIFENAS

Graduado em medicina, Universidade Professor Edson Antonio Velano (UNIFENAS).

Samya Ali Abdel Fattah Costa, UFGD

Graduada em medicina, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Thiago Arruda Prado Cavalcante, UNIFAN

Graduando em Medicina, Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).

Vanessa Ferreira de Sena Soares, UniRV

Graduação em medicina, Universidade de Rio Verde (UniRV).

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Knupp, A. J. F., Manarelli, A. C. C., Silva, B. T. C. da, Silva, F. L., Würzler, I. M. de W., Barbosa, P. H., … Soares, V. F. de S. (2024). IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL E EMOCIONAL EM CRIANÇAS DEVIDO USO EXCESSIVO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4115–4129. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16016