EFETIVIDADE DA JUSTIÇA NO DIREITO COMPARADO: ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CONCILIAÇÃO DO URUGUAI COM O DO BRASIL

Autores

  • Ana Maria Filgueira Cabral Lins Veni Creator University
  • Zenilda Maria Oliveira Veni Creator University
  • Ricardo Sérvulo Fonsêca da Costa Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15876

Palavras-chave:

Conciliação. Mediação. Tecnicas. Direito Comparado.

Resumo

Camargo, Souto, Deitos, Souto, Moreira Júnior (2022) destacam que a conciliação está presente desde a Constituição do Império em processos estipulados pela Majestade Imperial. Portanto, a mediação e a conciliação surgiram como uma das formas de solucionar os litígios e os conflitos que são inerentes ao próprio desenvolvimento do ser humano (HABERMANN, 2016). Por ser uma prática desenvolvida em diferentes ornamentos jurídicos no mundo, a presente pesquisa se propôs em investigar sobre a experiência paraguaia sobre os métodos de conciliação comparando com os métodos de conciliação utilizados no Brasil. A importância da pesquisa do Direito comparado pode ser identificada pelo fato de que estas pesquisas poderão aprimorar as normas jurídicas através da compreensão da cultura, dos valores e dos costumes de outros países (ALMEIDA, 1998). Por fim, a pesquisa demonstrou quais os pontos que o Brasil poderá utilizar em seu benefício utilizando as técnicas do país investigado.

Biografia do Autor

Ana Maria Filgueira Cabral Lins, Veni Creator University

Mestranda do curso Ciências Jurídicas na Veni Creator University.

Zenilda Maria Oliveira, Veni Creator University

Mestranda do curso Ciências Jurídicas na Veni Creator University. 

Ricardo Sérvulo Fonsêca da Costa, Veni Creator University

Professor do mestrado em  Ciências Jurídicas na Veni Creator University.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Lins, A. M. F. C., Oliveira, Z. M., & Costa, R. S. F. da. (2024). EFETIVIDADE DA JUSTIÇA NO DIREITO COMPARADO: ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CONCILIAÇÃO DO URUGUAI COM O DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 448–459. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15876