ABANDONO AFETIVO: A RESPONSABILIDADE CIVIL E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO FAMILIAR

Autores

  • Alberto Carlos Maia Chaves Veni Creator Christian University
  • Ricardo Sérvulo Fonsêca da Costa Universidad Del Museo Social Argentino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15840

Palavras-chave:

Abandono afetivo. Direito de família. Responsabilidade civil.

Resumo

Este artigo analisa o fenômeno do abandono afetivo no Direito de Família, iniciando com uma abordagem sobre os diversos conceitos de família no Brasil e suas transformações ao longo do tempo. A partir dessa contextualização, o foco recai sobre a responsabilidade civil nos casos de abandono afetivo, destacando o debate doutrinário e jurisprudencial acerca da possibilidade de indenização por danos morais. O trabalho também examina o impacto da constitucionalização do Direito Civil, que reforça a proteção dos interesses coletivos e individuais nas relações familiares. Por fim, o texto enfatiza a função preventiva e educativa da responsabilização, buscando mitigar comportamentos prejudiciais nas relações familiares. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, com base em análise bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Alberto Carlos Maia Chaves, Veni Creator Christian University

Oficial de Justiça do TJPE. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda. Pós-graduado em Direito Público pelo Centro Universitário Estácio do Recife-PE. Mestrando pela Veni Creator Christian University.  

Ricardo Sérvulo Fonsêca da Costa, Universidad Del Museo Social Argentino

Doctor en Ciencias Jurídicas y Sociales pela Universidad Del Museo Social Argentino. Especialista em Direito Processual Civil pela UNP. Mestre em Direito e Desenvolvimento sustentável pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊP (2021). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (1993). Atualmente é Procurador Geral do Município de Itabaiana-PB. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP. Membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas - APLJ. Professor universitário na FESP - Faculdades de Ensino Superior da Paraíba. Advogado - Ordem dos Advogados do Brasil. Jornalista e apresentador de TV, em programa jornalístico jurídico.  

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Chaves, A. C. M., & Costa, R. S. F. da. (2024). ABANDONO AFETIVO: A RESPONSABILIDADE CIVIL E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO FAMILIAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2093–2110. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15840