A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NA SAÚDE COLETIVA: EXPLORANDO OS IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15817

Palavras-chave:

Violência obstétrica. Impactos e estratégias de saúde.

Resumo

Este artigo buscou descrever a violência obstétrica na saúde coletiva, compreendendo seus impactos na saúde das mulheres e desenvolvendo estratégias eficazes de intervenção para promover um cuidado obstétrico humanizado e respeitoso. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa realizada entre os períodos de 2014 a 2024 utilizando as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana de do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e MEDLINE, nos idiomas inglês e português através dos descritores:“Violência obstétrica” [and] “Impactos” [and] “Estratégias de Saúde”. A violência obstétrica tem consequências significativas, incluindo complicações físicas, impactos negativos na saúde mental e desconfiança no sistema de saúde. Observa-se a carência de profissionais capacitados, políticas claras e empoderamento das gestantes para prevenir e abordar essa violência. Nota-se, que a contribuição da enfermagem para a assistencialidade às gestantes que sofrem violência obstétrica requer habilidades e conhecimentos específicos por meio de uma abordagem holística por parte dos profissionais para garantir a qualidade e eficácia da assistência prestada desde as primeiras consultas do pré-natal, visando o bem-estar emocional e psicológico durante a gestação e o pós-parto.

Biografia do Autor

Maria Luiza dos Santos Oliveira, Faculdade Mauá

Discente, Bacharel em Enfermagem, Faculdade Mauá Go.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá, GO. Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Luana Guimarães da Silva, Faculdade Mauá

Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás. Enfermeira especialista em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Oliveira, M. L. dos S., Lopes Júnior, H. M. P., & Silva, L. G. da. (2024). A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NA SAÚDE COLETIVA: EXPLORANDO OS IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4241–4250. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.15817