ENFERMAGEM E A SAÚDE MENTAL DA GESTANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15802

Palavras-chave:

Enfermagem. Saúde mental e gestantes.

Resumo

Este artigo buscou investigar o papel da enfermagem na promoção da saúde mental das gestantes, visando contribuir para uma abordagem holística e eficaz no cuidado pré-natal. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa realizada entre os períodos 2019 e 2024, realizando buscas por produções científicas, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e através do Protocolo de Atenção Básica pelo Ministério da Saúde (2021) utilizando os descritores: enfermagem, saúde mental e gestantes. Observou-se que os transtornos mentais em gestantes representam um desafio complexo que requer uma abordagem multidisciplinar, na qual a enfermagem desempenha um papel fundamental e necessita de uma identificação precoce, o suporte emocional, a educação em saúde e a articulação com outros profissionais de saúde são estratégias essenciais para promover o bem-estar mental das gestantes.: Nota-se que,a contribuição da enfermagem na saúde mental das gestantes não se limita apenas à assistência direta, mas também requer habilidades específicas e um conhecimento aprofundado por parte dos profissionais. Isso é essencial para assegurar a qualidade e a eficácia do cuidado prestado, visando sempre o bem-estar emocional e psicológico das gestantes em todas as fases dessa jornada única e significativa que é a maternidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izaelia da Câmara Santos, Faculdade Mauá

Discente, Bacharel em Enfermagem, Faculdade Mauá, GO. 

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Docente, Faculdade Mauá-GO. Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Luana Guimaraes da Silva, Faculdade Mauá

Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás, Enfermeira especialista em Terapia Intensiva adulto e neonatal, Faculdade Mauá.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Santos, I. da C., Lopes Júnior, H. M. P., & Silva, L. G. da. (2024). ENFERMAGEM E A SAÚDE MENTAL DA GESTANTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3503–3512. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15802