TROMBOSE DA VEIA ESPLÊNICA: UMA REVISÃO ABRANGENTE

Autores

  • Bernardo Campos Mascarenhas Aguiar Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Letícia de Paula Santos Centro Universitário de Caratinga
  • Liz Ferreira Teixeira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
  • Matheus Costa Morais Faculdade Atenas Sete Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15752

Palavras-chave:

Veia Esplênica. Hepatologia. Trombose.

Resumo

A trombose da veia esplênica (TVE) é uma condição relativamente rara que pode levar a complicações graves, como esplenomegalia e hipertensão portal. Este artigo revisa as causas, diagnóstico e tratamento da TVE, com foco nas suas associações com condições hematológicas como anemia falciforme e doença de Gaucher, bem como outras condições inflamatórias e malignas. A TVE pode resultar em uma série de complicações e exige uma abordagem diagnóstica abrangente, incluindo ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O tratamento pode variar desde medidas conservadoras, como anticoagulação, até intervenções mais invasivas, como a esplenectomia. A necessidade de mais pesquisas e o desenvolvimento de diretrizes específicas para o manejo da TVE são enfatizados, com o objetivo de melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes.

Biografia do Autor

Bernardo Campos Mascarenhas Aguiar, Centro Universitário de Belo Horizonte

Acadêmico de Medicina. Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Letícia de Paula Santos, Centro Universitário de Caratinga

Acadêmica de Medicina. Centro Universitário de Caratinga (UNEC).

Liz Ferreira Teixeira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

Acadêmica de Medicina. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos- Juiz de Fora.

Matheus Costa Morais, Faculdade Atenas Sete Lagoas

Médico. Faculdade Atenas Sete Lagoas.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Aguiar, B. C. M., Santos, L. de P., Teixeira, L. F., & Morais, M. C. (2024). TROMBOSE DA VEIA ESPLÊNICA: UMA REVISÃO ABRANGENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3233–3239. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15752