CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Fabrício Augusto Correia da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Francisco José Brabo Bezerra UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15750

Palavras-chave:

Divulgação científica. Ensino de Ciências. Reflexões.

Resumo

Este ensaio pretende trazer algumas reflexões acerca da importância da divulgação de textos científicos no ensino de Ciências no que tange ao território brasileiro. Há muito tempo tem se discutido bastante sobre a utilização de textos que divulgam a Ciências em espaços formais no Brasil. Alguns estudos bem recentes conferem as potencialidades desse trabalho para o desenvolvimento de habilidades cruciais para a formação integral dos estudantes. Neste trabalho não pretendemos esgotar o assunto, mas apenas realizar um ensaio crítico de algumas pesquisas realizadas no que tange à divulgação científica como um dos recursos didáticos no ensino de Ciências dentro do território brasileiro.

Biografia do Autor

Fabrício Augusto Correia da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara-UNIARA e Professor titular de Educação Básica junto à Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP; Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Francisco José Brabo Bezerra, UNICAMP

Doutor em Educação-Subárea Educação Matemática, na UNICAMP; Professor Associado na UFABC Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Como Citar

Silva, F. A. C. da, & Bezerra, F. J. B. (2024). CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3421–3436. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15750