O FARDO OCULTO: A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES EM LAPSOS DE STRESS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20385Palavras-chave:
Stress. Professores. Saúde mental. Políticas Pùblicas.Resumo
O presente artigo aborda a gradativa inquietação com o bem-estar mental dos professores, realçando-se de que maneira o universo escolar e as tensões da carreira colaboram para o adoecimento mental desses professores. O objetivo desta pesquisa é investigar acerca dos essenciais motivos que originam lapsos de estresse entre educadores, investigando suas origens, consequências e prováveis maneiras de combates. Para essa finalidade, foi empregada uma metodologia qualitativa, alicerçada na revisão bibliográfica utilizando da base dados CAPES, Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o propósito de assimilar suas concepções e práticas subjetivas pertinentes ao estresse no desempenho da atividade. Os resultados indicam para notáveis níveis de fadiga emocional, ansiedade e prognósticos depressivos, sendo os essenciais agentes causadores a sobrepeso do trabalho, o desprestígio profissional, a pressão por resultados, a insuficiência de suporte institucional e a necessidade de harmonizar a vida pessoal com a profissional. Conclui-se que a saúde mental dos docentes se encontra assustadoramente consternada por situações essenciais e emocionais opostas, devendo abarcar urgentemente a implantação de políticas públicas que fomentem excelentes ambientes de trabalho, assistência psicológica e condecoração da profissão docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY