O FARDO OCULTO: A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES EM LAPSOS DE STRESS

Autores

  • Emerson Aparecido Augusto Etec Anna de Oliveira Ferraz
  • Fabrício Augusto Correia da Silva UNIFESP
  • Antonio Cesar Aielo Etec Anna de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20385

Palavras-chave:

Stress. Professores. Saúde mental. Políticas Pùblicas.

Resumo

O presente artigo aborda a gradativa inquietação com o bem-estar mental dos professores, realçando-se de que maneira o universo escolar e as tensões da carreira colaboram para o adoecimento mental desses professores. O objetivo desta pesquisa é investigar acerca dos essenciais motivos que originam lapsos de estresse entre educadores, investigando suas origens, consequências e prováveis maneiras de combates. Para essa finalidade, foi empregada uma metodologia qualitativa, alicerçada na revisão bibliográfica utilizando da base dados CAPES, Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com o propósito de assimilar suas concepções e práticas subjetivas pertinentes ao estresse no desempenho da atividade. Os resultados indicam para notáveis níveis de fadiga emocional, ansiedade e prognósticos depressivos, sendo os essenciais agentes causadores a sobrepeso do trabalho, o desprestígio profissional, a pressão por resultados, a insuficiência de suporte institucional e a necessidade de harmonizar a vida pessoal com a profissional. Conclui-se que a saúde mental dos docentes se encontra assustadoramente consternada por situações essenciais e emocionais opostas, devendo abarcar urgentemente a implantação de políticas públicas que fomentem excelentes ambientes de trabalho, assistência psicológica e condecoração da profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Aparecido Augusto, Etec Anna de Oliveira Ferraz

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCAR e Mestre em Educação pela Universidade de Araraquara – UNIARA. Professor na Etec Anna de Oliveira Ferraz.

Fabrício Augusto Correia da Silva, UNIFESP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professor de Educação Básica I junto à Prefeitura Municipal de Jaboticabal-SP.

Antonio Cesar Aielo, Etec Anna de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade de Araraquara – UNIARA. Professor na Etec Anna de Oliveira Ferraz.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Augusto, E. A., Silva, F. A. C. da, & Aielo, A. C. (2025). O FARDO OCULTO: A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES EM LAPSOS DE STRESS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2552–2565. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20385