PROGRAMA GESTÃO DE PROFICIÊNCIAS: ABORDAGENS PROGRESSIVAS NÃO REGRESSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15688Palavras-chave:
Aprendizagem ativa. Gestão de proficiências. Protagonismo estudantil.Resumo
Este artigo investiga a relação entre práticas educativas tradicionais e abordagens experimentais ativas progressivas não regressivas do Programa Gestão de Proficiências nos anos inicias do Ensino Fundamental, comparando suas eficácias no enfrentamento de déficits de aprendizagem em nível de 3º ano. O estudo, que teve o experimento ancorado no princípio teórico transdisciplinar, partiu do seguinte problema: como as práticas educativas envolvendo planejamentos de aula e avaliações nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se relacionam com as abordagens ativas progressivas não regressivas do Programa Gestão de Proficiências, considerando o contexto de déficit de aprendizagem em nível de 3º ano? A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, combinou estudo de caso e abordagem experimental, utilizando Métodos Hermenêutico e Comparativo, e técnicas de Análise do Discurso e Análise Documental. Os resultados indicaram que as abordagens experimentais, incluindo a Aprendizagem por Ecopautas e o Circuito Recursivo Prospectus Academicus, foram mais eficazes para a aprendizagem dos discentes do 3º ano Fundamental em comparação com práticas tradicionais de ensino e períodos de avaliações correlatas.
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