CRIMINALIDADE FEMININA EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DE GÊNERO

Autores

  • Marcos Aurélio Mota Jordão Faculdade Legale
  • Maria Beatriz dos Santos Faculdade Legale
  • Wellington Santos de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15636

Palavras-chave:

Criminalidade. Gênero. Mulher. Patriarcado.

Resumo

O presente artigo visa discutir acerca da criminalidade feminina, fazendo uma análise de gênero. Debruçando-se especificamente a respeito da conceituação de gênero, sexo e cultura do patriarcado, aborda-se ainda, os motivos que fazem as mulheres adentrarem ao mundo criminoso e sobretudo, a realidade prisional da mulher e desafios no combate à criminalidade feminina. Esse trabalho visa demonstrar que as discussões acadêmicas sobre o tema não expendem especificamente no que concerne ao aprofundamento da influência do patriarcado como sistema opressor – que cerceia as oportunidades da vida da mulher e as fazem adentrarem na criminalidade como forma de subsistência –; as consequências que as levam a permanecerem encarceradas; e, também, as questões relativas à realidade prisional feminina. Visa-se, então, buscar embasamento doutrinário que verse sobre discussões a respeito do tema, nas áreas sociológicas, econômicas, jurídicas, dos direitos humanos e, especialmente, de direitos da mulher como um todo. Adota-se na presente pesquisa o método de investigação e levantamento bibliográfico com uma revisão de literatura, visando estabelecer maior compreensão sobre a situação.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Mota Jordão, Faculdade Legale

Mestre em Direito Econômico pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário pela ESMAPE – Escola da Magistratura de Pernambuco, em parceria com a UNINASSAU – Universidade Maurício de Nassau; Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade Legale; Professor do curso de Graduação em Direito no CESA – Centro de Ensino Superior de Arcoverde, mantido pela AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. É advogado e consultor jurídico. 

Maria Beatriz dos Santos, Faculdade Legale

Pós-graduada em Direito da Mulher pela Faculdade Legale; Pós-graduada em Direito Civil e Direito Penal pela Universidade Leonardo da Vinci; Pós-graduada em Direito da Seguridade Social: Previdenciário e Prática Previdenciária; Graduada em Direito pela ASCES-UNITA; Graduanda em Licenciatura em História pela UFRPE. Professora do curso de Graduação em Direito no CESA – Centro de Ensino Superior de Arcoverde, mantido pela AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. É advogada e consultora jurídica. 

Wellington Santos de Almeida, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University - VCCU; É especialista em Execução de Ordens Judiciais pelo Centro Universitário Mário Pontes Jucá - UMJ; em Direito Processual Civil pela UNINASSAU, em parceria com a ESA-PE/OAB-PE; em Direito Público e em Direito do Estado pela Universidade Anhanguera-Uniderp; em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; em Perícia Judicial e Extrajudicial e Perícias de Avaliação Patrimonial de Bens e Direitos, pela FACUMINAS; e em Docência e Gestão da Educação a Distância pela Faculdade FOCUS. Graduando em Licenciatura em História pela UFRPE. Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES. É Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Jordão, M. A. M., Santos, M. B. dos, & Almeida, W. S. de. (2024). CRIMINALIDADE FEMININA EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DE GÊNERO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1850–1863. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15636