ISQUEMIA E NECROSE EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NASAIS

Autores

  • Lilian Carlos Cruz Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Rafaela Bruna de Sousa Barbosa Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Daniela Santos Vilaça Araújo Faculdades Metropolitanas Unidas
  • João Rafael Ferraz Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15561

Palavras-chave:

Isquemia. Necrose. Rinomodelação. Ácido hialurônico. Rinoplastia. Injetáveis. Intercorrências na Estética. Complicações Pós Procedimento.

Resumo

Este estudo, intitulado "Isquemia e Necrose em Procedimentos Estéticos Nasais", investiga a incidência e características de preocupações comuns em procedimentos estéticos nasais, como Rinoplastia e Rinomodelação com Ácido hialurônico. O objetivo é identificar medidas preventivas e desenvolver protocolos de tratamento que garantam resultados seguros e satisfatórios. A isquemia, com ou sem evolução para necrose, representa uma complicação grave que pode comprometer tanto a estética quanto a saúde do paciente. Assim, sua compreensão é essencial para prevenir e tratar tais condições com urgência. Foram realizadas revisões bibliográficas e análises de casos clínicos para responder à pergunta: "Como minimizar intercorrências em Rinoplastia e Rinomodelação com Ácido hialurônico?". Os resultados esperados devem contribuir para a prática segura da Biomedicina Estética e Cirurgia Plástica, auxiliando na identificação precoce de sinais de intercorrências como isquemia ou necrose e no desenvolvimento de novas estratégias preventivas. As principais conclusões das pesquisas favorecem os profissionais da estética, tanto médicos quanto outros profissionais de saúde, no que diz respeito a buscarem novas tecnologias e alternativas de tratamentos de isquemia e necrose. Sobretudo, amplia as possibilidades de prevenção, unindo o que há de melhor já descrito na literatura atual. Além disso, esses estudos reunidos também beneficiam o paciente, já que são capazes de servir como um alerta ao leitor antes e depois da realização de procedimentos estéticos nasais.

Biografia do Autor

Lilian Carlos Cruz, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduanda em Biomedicina no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Habilitando em Estética Avançada, Esteticista e Cosmetóloga pela FMU.

Rafaela Bruna de Sousa Barbosa, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduanda em Biomedicina no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Habilitando em Análises Clínicas, Técnica de Análises Clínicas - Colégio Cetés.

Daniela Santos Vilaça Araújo, Faculdades Metropolitanas Unidas

Graduanda em Biomedicina no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Habilitando em Imagem, Tecnóloga em Radiologia - Faculdade Anhanguera. 

 

João Rafael Ferraz, Faculdades Metropolitanas Unidas

Farmacêutico e Bioquímico pela Universidade Nove de Julho, Habilitado em Análises Clínicas, Toxicológicas, Estética e Cosmética e Prescrição Farmacêutica. Docente nos Cursos de Biomedicina e Farmácia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). 

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Cruz, L. C., Barbosa, R. B. de S., Araújo, D. S. V., & Ferraz, J. R. (2024). ISQUEMIA E NECROSE EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NASAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3576–3600. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15561