ORE NO KANOJO – REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO E DO FEMININO NA MÚSICA DE UTADA HIKARU

Autores

  • João Victor Alves da Costa Pereira Universidade Federal do Paraná-UFPR image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15505

Palavras-chave:

Análise do Discurso Crítica. Gênero. Ethos. J-pop.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar os ethé presentes na música "Ore no Kanojo" da cantora nikkei Utada Hikaru. Utilizando a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Norman Fairclough (2001), o estudo foca em aspectos textuais, práticas discursivas e sociais da canção. A língua japonesa, apesar de não ter flexão de gênero, apresenta marcas que distinguem falas masculinas e femininas, como o uso de dêiticos e partículas. A música "Ore no Kanojo", do álbum Fantôme (2016), é analisada em termos de dois ethé discursivos que representam um casal discutindo seu relacionamento. O ethos masculino é marcado pela reafirmação de poder e distanciamento emocional, enquanto o ethos feminino demonstra fragilidade e auto-consciência de papéis sociais. A análise revela uma crítica às dinâmicas tradicionais de gênero na sociedade japonesa, onde ambos os personagens são apresentados como prisioneiros de expectativas e papéis pré-definidos. O estudo sugere que "Ore no Kanojo" contribui para uma compreensão mais ampla das ideologias de gênero no Japão contemporâneo, destacando as complexas interações entre identidade pessoal e normas sociais.

Biografia do Autor

João Victor Alves da Costa Pereira, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Mestrando em Letras. Universidade Federal do Paraná-UFPR.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Pereira, J. V. A. da C. (2024). ORE NO KANOJO – REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO E DO FEMININO NA MÚSICA DE UTADA HIKARU. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 367–379. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15505