A DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMUNICATIVA-ARGUMENTATIVA DO NEOFASCISMO

Autores

  • João Victor Alves da Costa Pereira Universidade Federal do Paraná-UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15506

Palavras-chave:

Desinformação. Política brasileira. Neofascismo. Análise de Discurso Crítica. Sociocognição.

Resumo

Este trabalho explora a desinformação como fenômeno social, especialmente no contexto político brasileiro, utilizando uma abordagem interdisciplinar. A desinformação, ou fake news, tem crescido em relevância desde 2016, impactando eleições e eventos políticos globalmente, incluindo o Brasil. Este estudo examina a desinformação em campanhas políticas e sua relação com o neofascismo brasileiro, analisando como o conceito evoluiu e se manifestou. Definindo desinformação através de suas variantes (misinformation, disinformation e malinformation), o estudo utiliza a Análise de Discurso Crítica (ADC) para investigar a interação entre textos, práticas discursivas e sociais. A pesquisa revela como a desinformação é uma ferramenta estratégica na construção e manutenção de ideologias neofascistas, contribuindo para a disseminação de narrativas manipulativas e polarizadoras. A análise também considera o impacto das tecnologias de comunicação na ampliação da desinformação, destacando a importância de abordagens sociocognitivas para entender a relação entre discurso e prática social. Conclui-se que a desinformação desempenha um papel crucial na promoção de ideologias de exclusão e no reforço de divisões sociais no Brasil.

Biografia do Autor

João Victor Alves da Costa Pereira, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Mestrando em Letras- Universidade Federal do Paraná, UFPR.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Pereira, J. V. A. da C. (2024). A DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMUNICATIVA-ARGUMENTATIVA DO NEOFASCISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 423–434. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15506