ASSÉDIO MORAL NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cleberson Cordeiro de Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cristiane da Silva Reis Gondim Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Itamir Vieira Reis UNEATLANTICO
  • Ziza Silva Pinho Woodcock Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15499

Palavras-chave:

Assédio moral. Cultura organizacional. Instituições de ensino.

Resumo

Este estudo investiga as causas, manifestações e impactos do assédio moral nas instituições de ensino superior, propondo soluções para prevenir e combater essa prática. O objetivo é analisar como as condições organizacionais e culturais influenciam a ocorrência do assédio moral e identificar medidas eficazes para sua mitigação. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, com base em artigos científicos, teses e documentos oficiais. Na introdução, apresenta-se o tema, destacando a relevância do assédio moral nas instituições de ensino e a necessidade de um ambiente educacional saudável. O desenvolvimento do trabalho aborda três tópicos principais: definição e características do assédio moral, influência da cultura organizacional e os impactos do assédio moral. No primeiro tópico, define-se o assédio moral como práticas abusivas repetitivas que visam humilhar e desestabilizar psicologicamente a vítima, com base nos estudos de Vico Mañas (2010) e Nunes (2016). No segundo tópico, discute-se como a cultura organizacional pode favorecer o assédio, com destaque para a falta de transparência e mecanismos de denúncia, conforme apontado por Nunes (2016) e Silva (2005). No terceiro tópico, analisam-se os impactos do assédio moral, incluindo problemas de saúde mental e física, além de prejuízos à produtividade e ao clima organizacional, conforme descrito na cartilha do Ministério da Infraestrutura (2023) e nos estudos de Nunes (2016). As considerações finais confirmam que o objetivo do estudo foi alcançado, demonstrando a necessidade de políticas, treinamentos contínuos e mecanismos de apoio para prevenir o assédio moral.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Paraguai.

Alberto da Silva Franqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Paraguai.

Cleberson Cordeiro de Moura, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Paraguai.

Cristiane da Silva Reis Gondim, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Paraguai.

Hermócrates Gomes Melo Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Paraguai.

Itamir Vieira Reis, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) Espanha.

Ziza Silva Pinho Woodcock, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Paraguai.

 

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Franqueira, A. da S., Moura, C. C. de, Gondim, C. da S. R., Melo Júnior, H. G., Reis, I. V., & Woodcock, Z. S. P. (2024). ASSÉDIO MORAL NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3858–3872. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15499