TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15443Palavras-chave:
Avaliação psicológica.TDAH. Terapia – cognitivo comportamental. TCC.Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum da infância. Embora possa ter tratamento, ainda não está totalmente difundido o quanto a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar o indivíduo a manejar os sintomas desse transtorno. Considerando esse fato, este trabalho buscou apresentar e discutir a eficácia do tratamento clínico do TDAH. Para tal propósito, foi realizada uma revisão de literatura, se utilizando de estudos publicados nos últimos cinco anos, com ressalva de autores clássicos e de estudos importantes. Os resultados obtidos poderão contribuir para ampliação do universo informacional de pesquisadores da área, assim como para uma prática clínica pautada nos preceitos éticos e técnicos da ciência psicológica. Foi possível verificar a importância da utilização da terapia cognitivo comportamental, como abordagem psicoterapêutica com melhores resultados para esse tipo de transtorno e a importância da avaliação neurológica para a verificação da necessidade de prescrição medicamentosa, além de outras alternativas de tratamento que tem apresentado resultados efetivos. Os resultados apontaram a importância da TCC para o tratamento do TDAH, sendo esta a técnica mais eficaz para o tratamento, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o indivíduo com TDAH e a sua família.
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