ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE LÚRIO NO ÂMBITO DA PREVENÇÃO DA COVID-19

Autores

  • Alarquia Aly Saíde Universidade Lúrio
  • Anifo Martinho Universidade Lúrio
  • Isaura Ilorena d'Alva Brito dos Santos Universidade Lúrio
  • Lurdes Ramos Monteiro Bonifácio Saíde Universidade Lúrio
  • Iara Vali Universidade Lúrio
  • Tuaha António Universidade Lúrio
  • Zeca Manuel Salimo Universidade Lúrio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9184

Palavras-chave:

COVID-19. Medidas de prevenção da COVID-19. Ensino híbrido.

Resumo

Moçambique é um País da África Austral, semelhantemente como outras partes do mundo, foi assolado por uma das maiores crises de saúde pública decorrentes da eclosão da pandemia do novo coronavírus, também denominada COVID-19 entre 2020 e 2021, com impactos significativos em todas as vertentes da sociedade, em particular na educação, colocando grandes desafios nesse sector. No âmbito da prevenção do COVID-19, a 20 de Março do ano de 2020, o Governo de Moçambique decretou o Estado de Emergência com o encerramento de todas as escolas primárias, secundárias, do ensino superior, públicas e privadas. Neste contexto, o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) exortou todas as instituições de ensino para a observância das medidas, orientando de modo que as aulas não fossem interrompidas por completo, incluindo, a Faculdade Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, que viu-se obrigada a implementar métodos diferentes para manter em funcionamento das aulas, neste contexto, este trabalho descreve as estratégias de funcionamento da Faculdade de Ciências no âmbito da prevenção da COVID-19 entre 2020 e 2021. Para além de constituir a obrigatoriedade no cumprimento das medidas sanitárias para reduzir a propagação do vírus entre funcionários e estudantes dentro campo universitário, foram restruturadas as turmas em números menores e os espaços de ensino como salas de aulas e laboratórios foram marcados pontos distanciamento entre os usuários, não obstante também foi introduzido o ensino híbrido.

Biografia do Autor

Alarquia Aly Saíde, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde,Universidade  Lúrio, Nampula-Moçambique. Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade d eSão Paulo, Bauru/ Brasil

Anifo Martinho, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde, Universidade Lúrio, Nampula, Moçambique 

Isaura Ilorena d'Alva Brito dos Santos, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde, Universidade Lúrio, Nampula, Moçambique.

Lurdes Ramos Monteiro Bonifácio Saíde, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde, Universidade Lúrio, Nampula-Moçambique. Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru/Brasil

Iara Vali, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde, Universidade Lúrio, Nampula, Moçambique.

Tuaha António, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde, Universidade Lúrio, Nampula, Moçambique. 

Zeca Manuel Salimo, Universidade Lúrio

Faculdade de Ciências de Saúde, Universidade Lúrio, Nampula-Moçambique. Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical, Universidade do Estado de Amazonas-Manaus/Brasil.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Saíde, A. A., Martinho, A., Santos, I. I. d’Alva B. dos, Saíde, L. R. M. B., Vali, I., António, T., & Salimo, Z. M. (2023). ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE LÚRIO NO ÂMBITO DA PREVENÇÃO DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 399–415. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9184