ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE LÚRIO NO ÂMBITO DA PREVENÇÃO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9184Palavras-chave:
COVID-19. Medidas de prevenção da COVID-19. Ensino híbrido.Resumo
Moçambique é um País da África Austral, semelhantemente como outras partes do mundo, foi assolado por uma das maiores crises de saúde pública decorrentes da eclosão da pandemia do novo coronavírus, também denominada COVID-19 entre 2020 e 2021, com impactos significativos em todas as vertentes da sociedade, em particular na educação, colocando grandes desafios nesse sector. No âmbito da prevenção do COVID-19, a 20 de Março do ano de 2020, o Governo de Moçambique decretou o Estado de Emergência com o encerramento de todas as escolas primárias, secundárias, do ensino superior, públicas e privadas. Neste contexto, o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) exortou todas as instituições de ensino para a observância das medidas, orientando de modo que as aulas não fossem interrompidas por completo, incluindo, a Faculdade Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, que viu-se obrigada a implementar métodos diferentes para manter em funcionamento das aulas, neste contexto, este trabalho descreve as estratégias de funcionamento da Faculdade de Ciências no âmbito da prevenção da COVID-19 entre 2020 e 2021. Para além de constituir a obrigatoriedade no cumprimento das medidas sanitárias para reduzir a propagação do vírus entre funcionários e estudantes dentro campo universitário, foram restruturadas as turmas em números menores e os espaços de ensino como salas de aulas e laboratórios foram marcados pontos distanciamento entre os usuários, não obstante também foi introduzido o ensino híbrido.
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