AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE

Autores

  • Raquel Maria Navarro Universidade Federal do Amazonas
  • Zeca Manuel Salimo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15245

Palavras-chave:

Avaliação Neuropsicológica. TDAH. Diagnóstico.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum da infância. E um dos maiores desafios para o tratamento desse transtorno, é o diagnóstico correto do mesmo e a identificação de comorbidades. Portanto, buscou-se através deste estudo descrever a importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico e manejo do tratamento a ser proposto. Pois estudos apontam que para um diagnóstico mais preciso, é fundamental uma avaliação neuropsicológica do TDAH, repercutindo em melhores resultados de atuação do profissional na condução e direção do tratamento. Para tal propósito, foi realizada uma revisão de literatura, se utilizando de estudos publicados nos últimos cinco anos, com ressalva de autores clássicos e de estudos importantes para a construção do trabalho. Os resultados obtidos através da realização deste trabalho poderão contribuir para ampliação do universo informacional de pesquisadores da área, assim como para uma prática clínica pautada nos preceitos éticos e técnicos da ciência neuropsicológica. Para tanto se realizou uma revisão bibliográfica da literatura, utilizando-se de uma abordagem descritiva e qualitativa na vertente de uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram a importância da avaliação neuropsicológica para o diagnóstico do TDAH e para a identificação de estratégias mais eficazes para o tratamento, propocionando uma melhor qualidade de vida para o indivíduo com TDAH e sua família. Foi possível verificar ainda a importância da utilização da terapia cognitivo comportamental, como abordagem psicoterapêutica com melhores resultados para esse tipo de transtorno e a importância da avaliação neurológica para a verificação da necessidade de prescrição medicamentosa, além de outras alternativas de tratamento que tem apresentado resultados efetivos.

Biografia do Autor

Raquel Maria Navarro, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas em Convênio com o Instituto de Pesquisa Leônidas & Maria Deane-FIOCRUZ Amazônia, Manaus-Brasil. Psicóloga da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, Manaus, Brasil.

Zeca Manuel Salimo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, Manaus-Brasil. Professor e Pesquisador da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, Nampula-Moçambique.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Navarro, R. M., & Salimo, Z. M. (2024). AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3452–3499. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15245