DIREITOS DA MÃE SOLO (SOLTEIRA) E A OBRIGATORIEDADE DA PATERNIDADE RESPONSÁVEL

Autores

  • Victoria Litieli Cardoso Eufrozino Faculdade Santo Antonio
  • Mylena Monteiro Nogueira Faculdade Santo Antonio
  • Luiz Marcio dos Santos Faculdade Santo Antonio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15316

Palavras-chave:

Mãe solo. Pensão alimentícia. Alimentos gravídicos.

Resumo

Este artigo aborda o tema "Direito da mãe solo e as obrigações da paternidade responsável". Com o objetivo de desenvolver o processo de evolução dos direitos das mulheres, obrigatoriedade do pai e sua responsabilidade desde a gestação até a conversão desses direitos em pensão alimentícia após o nascimento da criança. Citando os direitos das crianças e a importância da convivência com seu pai, pois, com base em pesquisas, as crianças são afetadas e prejudicadas pela falta de responsabilidade do pai em conviver com seu filho. Detalha também o tempo de obrigação do pai e as responsabilidades que recaem principalmente sobre ele, em relação à pensão alimentícia, onde são abordadas a porcentagem dos valores e a grande importância do apoio gestacional, sobre a natureza jurídica da pensão alimentícia. Tudo isso refere-se aos direitos e deveres que recaem sob a responsabilidade da mãe solteira, que é encarregada da criança na ausência do pai. Trata-se também dos direitos gerais da mãe, ajudando as mulheres fortes e guerreiras deste país. Como também citando e deixando claro que os direitos e deveres, do pai que são de suprema importância para a vida de uma criança, desde o observado como nascituro até a vida adulta. Mostrando o reflexo que os atinge de acordo com o que é representado em sua vida cotidiana, na forma jurídica como também em forma psicológica.

Biografia do Autor

Victoria Litieli Cardoso Eufrozino, Faculdade Santo Antonio

Bacharelanda em Direito pela Faculdade Santo Antonio.

Mylena Monteiro Nogueira, Faculdade Santo Antonio

Bacharelanda em Direito pela Faculdade Santo Antonio.

Luiz Marcio dos Santos, Faculdade Santo Antonio

Professor e orientador do curso de Direito pela Faculdade Santo Antonio. Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela UNITAU Especialista em história e cultura afro-brasileira e indígena pela UNINTER e Mestre em desenvolvimento humano, formação, políticas e práticas sociais pela UNITAU, Professor e Direito constitucional e civil, além de lecionar a disciplina de metodologia da pesquisa científica nas faculdades Santo Antônio e Anhanguera.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Eufrozino, V. L. C., Nogueira, M. M., & Santos, L. M. dos. (2024). DIREITOS DA MÃE SOLO (SOLTEIRA) E A OBRIGATORIEDADE DA PATERNIDADE RESPONSÁVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2824–2842. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15316