O IMPACTO DA MONITORIA SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO DISCENTE MONITOR DE AVALIAÇÃO CLÍNICA EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Erika Gomes de Souza Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15312

Palavras-chave:

Monitoria. Formação Acadêmica. Avaliação Clínica. Fisioterapia.

Resumo

O programa de monitoria corresponde a um instrumento de ensino-aprendizagem que possui a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas no âmbito institucional, proporcionando o aperfeiçoamento do conhecimento teórico-prático em determinada área. O estudo em questão tem o objetivo de demonstrar os impactos positivos promovidos pela monitoria na formação do aluno e futuro profissional fisioterapeuta, atuando como monitor da disciplina de avaliação clínica em fisioterapia. Trata-se de um relato de experiência embasado nas vivências e bagagens adquiridas no decorrer da monitoria durante o acompanhamento dos alunos no período de abril à dezembro de 2022. O exercício da monitoria perfazia um total de 8 horas semanais onde realizava-se o acompanhamento dos discentes dentro e fora das aulas, desenvolvendo materiais que facilitassem a absorção do conteúdo. Ao longo dos meses, houve a oportunidade de experienciar os pilares de ensino e pesquisa através da iniciação à docência e da construção de trabalhos científicos. Essa disciplina é de suma importância para a formação do fisioterapeuta, uma vez que, a avaliação clínica vai determinar as condutas a serem tomadas a respeito do tratamento. Desta maneira, pode-se constatar a relevância da monitoria no aperfeiçoamento do processo de avaliação fisioterapêutica, preparando para o adentro no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Maria Erika Gomes de Souza, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Graduada em Fisioterapia, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Souza, M. E. G. de. (2024). O IMPACTO DA MONITORIA SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO DISCENTE MONITOR DE AVALIAÇÃO CLÍNICA EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2331–2340. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15312