FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA: DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E COGNITIVO NOS CASOS DE SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO NEONATAL (SDR)

Autores

  • Ana Beatriz Machado Silva dos Santos Anhanguera
  • Luana de Lima Almeida Anhanguera
  • Monalisa Costa Andrade Anhanguera
  • Verônica Sales da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15256

Palavras-chave:

Abordagens fisioterapêuticas. Síndrome do desconforto respiratório. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Resumo

Esse artigo buscou discutir as evidências sobre o efeito da fisioterapia respiratória no tratamento de dificuldades respiratórias em recém-nascidos prematuros e determinar a técnica mais apropriada e se elas são seguras. As buscas foram feitas no PubMed, Library, SciELO, LILACS e BVS. Os critérios de elegibilidade foram tipo de estudo, texto completo, idioma e tipo de tratamento com recorte temporal de 2010 a 2024. A prematuridade é um verdadeiro problema de saúde pública, envolvendo diferentes atores da saúde. Ao nascer, o recém-nascido prematuro apresenta imaturidade em suas funções orgânicas, principalmente em seu sistema respiratório, cujo desenvolvimento não está concluído. Ele pode, portanto, receber tratamentos específicos e suporte respiratório desde o nascimento, se necessário. O fisioterapeuta tem papel essencial no cuidado ao recém-nascido prematuro. É realizado desde o nascimento, principalmente através da fisioterapia respiratória. Os resultados tendem para a hipótese de uma prática específica de cada hospital, influenciada pela formação seguida pelos fisioterapeutas e pela falta de literatura científica que permita convergir as práticas para um protocolo que inclua técnicas baseadas na evidência da sua eficácia (Evidência Prática Baseada). É necessário direcionar a investigação para uma análise da eficácia de cada técnica respiratória utilizada nos recém-nascidos para, em última análise.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Machado Silva dos Santos, Anhanguera

Graduação em Fisioterapia, Anhanguera. 

Luana de Lima Almeida, Anhanguera

Graduação em Fisioterapia, Anhanguera. 

Monalisa Costa Andrade, Anhanguera

Graduação em Fisioterapia, Anhanguera. 

Verônica Sales da Silva

Professora orientadora, Anhanguera  

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Santos, A. B. M. S. dos, Almeida, L. de L., Andrade, M. C., & Silva, V. S. da. (2024). FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA: DESENVOLVIMENTO SENSORIAL E COGNITIVO NOS CASOS DE SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO NEONATAL (SDR). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2292–2303. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15256