EFICÁCIA DO FECHAMENTO DO FORAME OVAL PATENTE COMO TRATAMENTO DE ENXAQUECA

Autores

  • Luciano de Mello Vasconcelos Universidade de Vassouras - RJ
  • Leonardo Folena Custódio Universidade de Vassouras
  • Luís Cláudio da Silva Peres Universidade de Vassouras
  • Rodrigo Goulart de Souza Universidade de Vassouras
  • Ana Beatriz Calmon Nogueira da Gama Pereira UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15230

Palavras-chave:

FOP. Enxaqueca. Fechamento do FOP.

Resumo

Objetivo: Demonstrar se o fechamento do FOP é uma terapia eficaz para o tratamento da enxaqueca. Métodos: Foi realizada uma busca por estudos anteriores contidos nas plataformas PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores "patent foramen oval", "migraine" e "treatment". Foram incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos (de 2013 a 2023), cujos textos completos estão disponíveis e limitando a seleção a ensaios clínicos controlados e estudos observacionais, foram excluídos artigos que não se relacionavam diretamente com o tema proposto e artigos duplicados, resultando em um total de 11 artigos científicos. Resultados: A identificação e compreensão de fatores importantes, como fatores de risco, seleção adequada de pacientes e monitorização a longo prazo, contribui para a eficácia e segurança do fechamento do FOP para tratar enxaqueca. Considerações finais: Assim, por meio da análise dos estudos selecionados, foi observado que o fechamento do FOP é uma terapia segura e eficaz para o tratamento da enxaqueca.

Biografia do Autor

Luciano de Mello Vasconcelos, Universidade de Vassouras - RJ

Discente, Universidade de Vassouras. 

Leonardo Folena Custódio, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Luís Cláudio da Silva Peres, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Rodrigo Goulart de Souza, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras. 

Ana Beatriz Calmon Nogueira da Gama Pereira, UNIRIO

Docente das disciplinas Programa de Aproximação à Prática Médica IV e Neurologia do curso de Medicina da Universidade de Vassouras. Doutorado em Programa de Pós-graduação em Neurologia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Vasconcelos, L. de M., Custódio, L. F., Peres, L. C. da S., Souza, R. G. de, & Pereira, A. B. C. N. da G. (2024). EFICÁCIA DO FECHAMENTO DO FORAME OVAL PATENTE COMO TRATAMENTO DE ENXAQUECA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1745–1752. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15230