EFICÁCIA DAS INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS

Autores

  • Isabella Peixoto dos Santos Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
  • Gabriel Melo Guimarães Universidade de Itaúna
  • Rhay Bertholdo Justimiano Fundación H. A. Barcelo
  • Laura Franco Urso Beraldo Moraes Unipac
  • Cláudio Henrique de Melo Pereira Filho Universidade Federal do Maranhão
  • Carolina Santos Nascimento Universidad Internacional Tres Fronteiras
  • Juliana Garcia Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Matheus Costa Felix Feitosa de Aguiar Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luís Felipe Nogueira Rodrigues UNICEPLAC
  • Aeda Vaz Otoni UNICEPLAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15215

Palavras-chave:

Intervenções educacionais. Doenças respiratórias infantis. Prevenção e saúde respiratória.

Resumo

Este estudo revisou a eficácia das intervenções educacionais na prevenção de doenças respiratórias em crianças, com foco na redução da incidência de doenças, mudanças nas práticas preventivas e melhorias na saúde respiratória. A análise incluiu estudos de diferentes tipos, como ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais, para avaliar o impacto das estratégias educacionais na saúde respiratória infantil. Os resultados indicam que as intervenções educacionais são eficazes na redução de hospitalizações e infecções respiratórias agudas, além de promover mudanças significativas nas práticas preventivas, como a adesão à vacinação e práticas de higiene. Também foram observadas melhorias na função pulmonar e na redução dos sintomas respiratórios. No entanto, a eficácia pode variar de acordo com a abordagem metodológica, a duração dos programas e a adesão dos participantes. As descobertas sugerem que programas educativos adaptados às necessidades específicas das populações-alvo e acompanhados de suporte contínuo têm um impacto mais significativo. Este estudo destaca a importância de estratégias educativas bem planejadas e personalizadas na promoção da saúde respiratória infantil.

Biografia do Autor

Isabella Peixoto dos Santos, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Gabriel Melo Guimarães, Universidade de Itaúna

Universidade de Itaúna.

Rhay Bertholdo Justimiano, Fundación H. A. Barcelo

Fundación H. A. Barcelo.

Laura Franco Urso Beraldo Moraes, Unipac

Unipac.

Cláudio Henrique de Melo Pereira Filho, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão.

Carolina Santos Nascimento, Universidad Internacional Tres Fronteiras

Universidad Internacional Tres Fronteiras.

Juliana Garcia Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ.

Matheus Costa Felix Feitosa de Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ.

Luís Felipe Nogueira Rodrigues, UNICEPLAC

UNICEPLAC.

Aeda Vaz Otoni, UNICEPLAC

UNICEPLAC.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

Santos, I. P. dos, Guimarães, G. M., Justimiano, R. B., Moraes, L. F. U. B., Pereira Filho, C. H. de M., Nascimento, C. S., … Otoni, A. V. (2024). EFICÁCIA DAS INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1064–1073. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15215