O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DENTRO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15214

Palavras-chave:

Psicomotor. Implementação. Estimulação. Enriquecimento. Filogenética. Ontogenética. Gravitacional. Motricidade. Biopsicossocial e psicomotora.

Resumo

A investigação do processo evolutivo da criança e a identificação de problemas relacionados ao seu desenvolvimento motor possibilitam a intervenção precoce em atrasos evolutivos e a implementação de programas de estimulação para crianças com distúrbios de desenvolvimento, em risco, ou somente com a intenção de enriquecimento do ambiente estimulador. O objetivo formal da intervenção precoce é reduzir os efeitos negativos de uma história de alto risco, que normalmente caracteriza a evolução de crianças deficientes ou de risco; pois muitas crianças sofreram a influência de vivências empobrecidas, no meio familiar e em ambientes como creches e escolas. A identificação precoce de desvios do desenvolvimento exige que se abordem simultaneamente as aquisições filogenéticas fundamentais da espécie humana e as aquisições ontogenéticas da criança, pondo em jogo uma perspectiva evolutiva do seu.  organização motora humana que engloba, em primeiro lugar, a organização motora de base e, posteriormente, a organização proprioceptiva, suspensão dos reflexos, produtos da maturação mesencefálica e medular; a organização do plano motor, a melodia do movimento, o enriquecimento gnóstico, a socialização, produtos da maturação talâmica; a automatização, o ritmo, o espaço, a linguagem, a percepção do corpo, produtos da maturação cortical. A hierarquização da motricidade humana, que expressa uma evolução filogenética e ontogenética, desde o equilíbrio gravitacional à motricidade global, e desta para a motricidade fina, ou seja, desde o macro motricidade a micro motricidade, representa algo de grande significado para compreensão da evolução da espécie e, em certa medida, é á base do desenvolvimento biopsicossocial da criança. A organização e hierarquização psicomotora, a relação da práxia da criança com o meio ambiente proporciona a vivência de toda gama de relações que resultam em explorações sensório-motoras, coordenação viso-motor, espaço perceptivo-motor, equilíbrio, tempo, ritmo, linguagem e esquema corporal; além da importância de um ambiente com oportunidades de experiências sociais, sensoriais e afetivas.

Biografia do Autor

Paloma Mariane Silva, Christian Business University

Mestranda em ciências da educação – Christian Business University. Professora da rede estadual e municipal de MG. Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão  pela Faculdade São Lourenço.2007. Graduada em Biblioteconomia e Educação Especial pela Faculdade Unisanta. 2022 e 2023

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

PhD in biology From UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. UFPE.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Silva, P. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DENTRO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2235–2250. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15214