ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E PERFIL DOS PACIENTES COM NEOPLASIA MALIGNA DO OSSO E CARTILAGEM ARTICULAR DO DATASUS DE 2013 A 2023 NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Stephanie Rocha Pereira Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG
  • Gustavo da Silva  Cavasin Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG 
  • Eduardo Mateus Bee Garbin Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG
  • Rafael Rauber Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Gustavo Meurer Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15166

Palavras-chave:

Neoplasia maligna. Ossos e Articulações. Paraná.

Resumo

Os tumores ósseos e de cartilagens, embora raros, representam um desafio significativo para a saúde pública brasileira. Assim sendo, compreender a epidemiologia e o perfil dos pacientes com essas neoplasias malignas é crucial para direcionar estratégias de prevenção, de diagnóstico precoce e de tratamento. Em vista disso, o escopo deste estudo descritivo e transversal foi analisar os dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) entre 2013 e 2023, com foco no estado do Paraná, para fornecer uma visão abrangente dessa problemática. Os resultados demonstram que foram registrados 10.217 internamentos, com predominância do sexo masculino (5.536), da cor/raça branca (7.938) e com dois picos de idade: 10  a 14 anos (1.552), seguida da etapa dos 50 a 59 anos (1.444). Quanto aos óbitos, constataram-se 477 mortes, com predominância par o sexo masculino (272), da cor/raça branca (384) e faixa etária dos 60 a 69 anos (106). Assim sendo, há predominância do sexo masculino e da cor/raça branca em ambas as categorias (internamento/óbitos). Foram encontrados poucos estudos na literatura nacional sobre internamentos e óbitos por neoplasia maligna do osso e cartilagem articular, indicando a necessidade de mais investigações dessa natureza.

Biografia do Autor

Stephanie Rocha Pereira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG

Estudante em graduação de Medicina pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG.

Gustavo da Silva  Cavasin, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG 

Médico pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG   (2022) Residente de Ortopedia e Traumatologia pela Fundação Hospital São Lucas - Cascavel-PR. 

Eduardo Mateus Bee Garbin, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG

Médico pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG (2023) Residente de Ortopedia e Traumatologia pela Fundação Hospital São Lucas - Cascavel-PR. 

Rafael Rauber, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Professor adjunto do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, atuando nas áreas de Genética, Biologia Celular, Histologia, Melhoramento Animal e Biologia Molecular. Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gustavo Meurer, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Professor adjunto do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, atuando na área de ortopedia. Residência Médica em Cirurgia da Coluna pela Universidade Federal do Paraná. Fellowship em Spine Surgery no Thomas Jefferson University - Philadelphia-US. Médico Ortopedista e Traumatologista Especialista em Coluna Vertbral.

Downloads

Publicado

2024-08-26

Como Citar

Pereira, S. R., Cavasin, G. da S., Garbin, E. M. B., Rauber, R., & Meurer, G. (2024). ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E PERFIL DOS PACIENTES COM NEOPLASIA MALIGNA DO OSSO E CARTILAGEM ARTICULAR DO DATASUS DE 2013 A 2023 NO ESTADO DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3275–3289. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15166