ATENÇÃO OBSTÉTRICA: COMO GARANTIR QUALIDADE E SEGURANÇA DAS PACIENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15157Palavras-chave:
Gestantes. Período pós-parto. Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde.Resumo
Introdução: A gestação é um período desafiador na vida das mulheres. A satisfação das mulheres no parto relaciona-se com a informação e acolhimento dispensado pela equipe de saúde. Objetivo: Analisar a literatura científica sobre a qualidade e segurança na assistência de gestantes e puérperas. Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática de literatura de artigos junto às bases SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. A busca ocorreu de setembro a outubro de 2023. Resultados e Discussão: Atenderam aos critérios de seleção 13 artigos. A assistência à saúde materna configura-se de extrema importância, em destaque à busca pela satisfação das gestantes e puérperas. A satisfação no parto, de acordo com as pesquisas feitas, está relacionada com o acesso à informação e acolhimento pela equipe de saúde, visto que, a comunicação eficaz é crucial para prevenir consequências graves no pós-parto, como por exemplo a depressão. Além disso, evidenciou-se também a necessidade de uma atenção humanizada, durante toda a gestação, parto e puerpério. Considerações Finais: A melhoria contínua na qualidade da assistência oferecida às gestantes e puérperas é significativa para que se tenha uma boa satisfação das mesmas. E assim, evitar agravos relacionados à saúde desde o pré-natal até o pós-nascimento. Com o intuito de que passe a ser um período mais acolhedor e menos traumático nessa fase maternal.
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