ATENÇÃO OBSTÉTRICA: COMO GARANTIR QUALIDADE E SEGURANÇA DAS PACIENTES

Autores

  • Pollianna Marys de Souza e Silva UFPB
  • Cinthia Karine do Nascimento Centro Universitário UNA
  • Luziele dos Santos Oliveira Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Sabrina Maura de Lima da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15157

Palavras-chave:

Gestantes. Período pós-parto. Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde.

Resumo

Introdução: A gestação é um período desafiador na vida das mulheres. A satisfação das mulheres no parto relaciona-se com a informação e acolhimento dispensado pela equipe de saúde. Objetivo: Analisar a literatura científica sobre a qualidade e segurança na assistência de gestantes e puérperas. Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática de literatura de artigos junto às bases SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. A busca ocorreu de setembro a outubro de 2023. Resultados e Discussão: Atenderam aos critérios de seleção 13 artigos. A assistência à saúde materna configura-se de extrema importância, em destaque à busca pela satisfação das gestantes e puérperas. A satisfação no parto, de acordo com as pesquisas feitas, está relacionada com o acesso à informação e acolhimento pela equipe de saúde, visto que, a comunicação eficaz é crucial para prevenir consequências graves no pós-parto, como por exemplo a depressão. Além disso, evidenciou-se também a necessidade de uma atenção humanizada, durante toda a gestação, parto e puerpério. Considerações Finais: A melhoria contínua na qualidade da assistência oferecida às gestantes e puérperas é significativa para que se tenha uma boa satisfação das mesmas. E assim, evitar agravos relacionados à saúde desde o pré-natal até o pós-nascimento. Com o intuito de que passe a ser um período mais acolhedor e menos traumático nessa fase maternal.

Biografia do Autor

Pollianna Marys de Souza e Silva, UFPB

Servidora Pública/Fisioterapeuta dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Mestre em Políticas Públicas Sociais - UFPB.

Cinthia Karine do Nascimento, Centro Universitário UNA

Enfermeira pelo Centro Universitário UNA / Belo Horizonte, MG.

Luziele dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Discente de Biomedicina.

Sabrina Maura de Lima da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Discente de Medicina.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Silva, P. M. de S. e, Nascimento, C. K. do, Oliveira, L. dos S., & Silva, S. M. de L. da. (2024). ATENÇÃO OBSTÉTRICA: COMO GARANTIR QUALIDADE E SEGURANÇA DAS PACIENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 877–894. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15157