LETRAMENTO DE GÊNERO E A LEI MARIA DA PENHA: PROMOVENDO A EQUIDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO NAS ESCOLAS

Autores

  • Carla Emanuela de Melo Lima Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Keorgen Rodrigues de Souza Universidade Vale do Acaraú
  • Karina Bezerra Sales EEMTI
  • Anthony Matias Soares EEMTI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15151

Palavras-chave:

Letramento de Gênero. Educação. Lei Maria da Penha.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a implementação de programas de letramento de gênero nas escolas, utilizando a Lei Maria da Penha como ferramenta educativa, e seu impacto nas atitudes dos estudantes em relação às questões de gênero e violência. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, baseada na revisão de literatura relevante e na análise de documentos legais. Os principais resultados indicaram uma significativa desconstrução de estereótipos de gênero entre os alunos, maior conscientização sobre os direitos das mulheres e uma sensibilidade ampliada em relação à violência de gênero. As conclusões ressaltam a eficácia dos programas de letramento de gênero em criar ambientes escolares mais inclusivos e respeitosos, além de promover a equidade de gênero e combater a violência contra a mulher.

Biografia do Autor

Carla Emanuela de Melo Lima, Universidade Regional do Cariri-URCA

Licenciatura Plena em História-Universidade Regional do Cariri-URCA. Pós-Graduação em História e Geopolítica-Instituto Superior de Educação de Cajazeiras, ISEC-FASP, Mestranda pelo programa Profissional em Ensino de História-Profhistoria/URCA-Crato.

Keorgen Rodrigues de Souza, Universidade Vale do Acaraú

Licenciatura Plena em História-Universidade Vale do Acaraú-UVA. Pós-graduação em Geopolítica e História-Instituto Superior de Educação de Cajazeiras, ISEC-FASP. 

Karina Bezerra Sales, EEMTI

Cursando o primeiro ano do ensino médio na EEMTI. Padre José Alves de Macedo-Icó Ceará.

Anthony Matias Soares, EEMTI

Cursando o primeiro ano do ensino médio na EEMTI. Padre José Alves de Macedo-Icó Ceará.

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Lima, C. E. de M., Souza, K. R. de, Sales, K. B., & Soares, A. M. (2024). LETRAMENTO DE GÊNERO E A LEI MARIA DA PENHA: PROMOVENDO A EQUIDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO FEMININO NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1595–1605. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15151