A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Francisco Wagner Freitas Ferreira Christian Business University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15096

Palavras-chave:

Letramento científico. Ciências. Métodos científicos.

Resumo

O letramento científico pode ser definido de múltiplas maneiras, desde a forma como um indivíduo processa fatos e conceitos científicos e interpreta dados até à forma como uma comunidade interage coletivamente com o conhecimento e os processos científicos. As competências de literacia científica são extremamente importantes para o desenvolvimento das pessoas: quer sejam cientistas formados ou não, as pessoas encontram frequentemente questões relacionadas com a ciência na sua vida quotidiana. Nos tempos modernos, as pessoas estão continuamente expostas a notícias sobre alterações climáticas, produção de energia e saúde, exercício e medicina. Ao investigar o desenvolvimento de competências de literacia científica e conceber atividades de sala de aula ou de extensão para promover competências de literacia científica, os educadores científicos, podem ajudar a melhorar o letramento dos alunos e da sociedade, o que pode levar a uma tomada de decisões mais informadas por parte dos indivíduos. Quer os alunos nas salas de aula sejam licenciados em ciências ou não, é fundamental que desenvolvam competências de literacia científica e promovam a mesma nas suas comunidades.

Biografia do Autor

Francisco Wagner Freitas Ferreira, Christian Business University

Mestrando em Ciências da Educação, Christian Business University. Especialista em Microbiologia — FAVENI. Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física – FAVENI. Professor Do Sistema Municipal De Cajazeiras–PB e da rede privada de ensino. Licenciatura em Ciências Biológicas – UNIP. Licenciatura em Educação Física – FAVENI.

 

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Ferreira, F. W. F. (2024). A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 347–356. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15096