INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCACÃO: SERÁ PARA O MAL? SERÁ PARA O BEM?

Autores

  • Rose Marie Yuquie Oshiro Barbosa Universidade Nacional de Rosario – UNR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15054

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ensino. Professor. Conhecimento.

Resumo

Inteligência Artificial, ou IA, é uma novidade tecnológica que permite que máquinas adquiram informações e tomem decisões de maneira independente, procurando reproduzir habilidades humanas, além de adaptar e aprimorar incessantemente os conhecimentos armazenados. Existe a preocupação de que, com os avanços tecnológicos e o aumento da presença da IA nas escolas, muitas questões surgirão sobre o papel do professor no processo educacional. Salienta-se que um dos aspectos mais importantes da função do professor perante seus alunos, é sua capacidade de servir como modelo e orientador, isto é, sua relevância vai além das habilidades técnicas e do conhecimento, envolve a capacidade de infundir emoções e estimular os estudantes na busca do saber. Considera-se primordial a constante capacitação dos educadores e demais profissionais do ensino para realizarem o bom uso da tecnologia. Dessa forma, áreas em que alunos estejam enfrentando dificuldades poderão ser identificadas oferecendo intervenções oportunas, cada estudante poderá aprender no seu próprio ritmo e o acesso à educação tenderá a ser universal, chegando a lugares remotos.

Biografia do Autor

Rose Marie Yuquie Oshiro Barbosa, Universidade Nacional de Rosario – UNR

Doutoranda no Curso de Humanidades e Artes Com menção em Ciências da Educação Universidade Nacional de Rosario – UNR. Rosario, Santa Fé, Argentina. 

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Barbosa, R. M. Y. O. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCACÃO: SERÁ PARA O MAL? SERÁ PARA O BEM?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 706–712. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15054