DAS BASES CURRICULARES NACIONAIS AO PPP – LEGALIDADE E DESAFIOS DE ESCOLA PÚBLICA DO TOCANTINS PARA DESENVOLVER AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS À DIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15035

Palavras-chave:

Diversidade Humana. Implementação. Bases Curriculares.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar na BNCC e DCT, as intenções governamentais com as questões da diversidade e como essas bases curriculares foram implementadas no PPP de um Colégio da Rede pública de ensino do Tocantins nos anos de 2018 e 2019. Para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Exploramos os conceitos de diversidade humana e analisamos como essas referências curriculares debatem sobre a diversidade. Por fim verificamos também a presença ou ausência de discursos sobre a diversidade nos PPPs dos anos de 2018 e 2019. Identificamos ausência e ou insuficiência de teorizações acerca da temática tanto nas bases curriculares quanto no PPP da do colégio investigado. Encontramos nos relatórios indícios de que a escola de maneira tática desenvolveu nos anos investigados ações sobre a cultura negra e preconceito racional. Os professores do colégio criaram um eixo de trabalho dentro da temática e acreditamos que esse tipo de proposta contribui de forma significativa para aprendizagem dos conteúdos de ensino. Mesmo que os documentos oficiais não aprofundem nessa disussão, o Colégio Jalapão precisa se aproximar mais dos discursos sobre a diversidade, registrar suas intenções no PPP e explorar com mais abrangencia e contextualização essas temáticas.

Biografia do Autor

Avelino Soares Barbosa, UFT

Me Educação/UFT, Brasil. ORCID https://orcid.org/0009-0007-0542-6421.

Audier Soares Mendes, UNITRI

Graduação em Educação Física/UNITRI, Brasil.  

Érica Ribeiro Reis, CLARETIANO

Graduação em Educação Física/CLARETIANO, Brasil.  

Marciel Barcelos Lano, UFT

Orientador. Dr. Ed. Física/Ufes-PPGE/UFT, Brasil. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1181-8724.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Barbosa, A. S., Mendes, A. S., Reis, Érica R., & Lano, M. (2024). DAS BASES CURRICULARES NACIONAIS AO PPP – LEGALIDADE E DESAFIOS DE ESCOLA PÚBLICA DO TOCANTINS PARA DESENVOLVER AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS À DIVERSIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3256–3271. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15035