CLAREAMENTO DENTÁRIO: IMPACTO DA SENSIBILIDADE DENTAL - UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Fabiola da Silva Rodrigues Faculdade de Odontologia de Manaus
  • Joisenilda Araújo Zacarias Faculdade de Odontologia de Manaus
  • Saul Alfredo Antezana Vera Faculdade de odontologia de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15034

Palavras-chave:

Autoimagem. Sorriso. Peróxido de hidrogênio.

Resumo

Este artigo ressalta a importância do clareamento dental e os desafios relacionados à sensibilidade dentária associada a esse procedimento. O clareamento dental pode ser realizado por meio de diversas técnicas clareadoras, algumas das quais já eram conhecidas e praticadas desde o antigo Egito, como o uso de agentes abrasivos misturados com vinagre para alcançar o clareamento dentário. Além disso, destaca-se que o sucesso desses procedimentos depende da identificação da origem da alteração de cor, que pode ser extrínseca ou intrínseca. Os géis clareadores com peróxido são amplamente utilizados, mas é importante considerar que podem causar sensibilidade dentária devido às alterações na estrutura do esmalte. Fatores como trincas dentárias, lesões cervicais não cariosas e o pH dos agentes clareadores também influenciam na sensibilidade. Portanto, uma avaliação oral completa é essencial para adaptar o tratamento às necessidades individuais de cada paciente, garantindo conforto e segurança durante todo o processo de clareamento dental.

Biografia do Autor

Fabiola da Silva Rodrigues, Faculdade de Odontologia de Manaus

Graduanda, Faculdade de Odontologia de Manaus. 

Joisenilda Araújo Zacarias, Faculdade de Odontologia de Manaus

Graduanda, Faculdade de Odontologia de Manaus. 

Saul Alfredo Antezana Vera, Faculdade de odontologia de Manaus

Prof. Dr. Biólogo. Faculdade de odontologia de Manaus.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Rodrigues, F. da S., Zacarias, J. A., & Vera, S. A. A. (2024). CLAREAMENTO DENTÁRIO: IMPACTO DA SENSIBILIDADE DENTAL - UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 467–478. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15034