INFÂNCIAS E DIREITOS: UMA DÉCADA DE PESQUISAS APRESENTADAS NA ANPED

https://doi.org/10.29327/211653.6.9-6

Autores

  • Sílvia Cardoso Rocha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Doutorado, em andamento, na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores, que tem por objetivo investigar a relação entre Educação e Justiça, a partir do Programa de Enfrentamento à Evasão Escolar (APOIA-SC). Nesse intuito a investigação delineia à temática das infâncias e a violação de seus direitos com enfoque na questão dos maus-tratos. Consideramos que, “as situações de maus-tratos são entendidas como todos os atos ou omissões na proteção da criança, que podem resultar em danos de caráter físico, emocional, intelectual ou social, cometidos pelos responsáveis pelo seu bem estar” (Benetti, 2002). Pesquisar os maus-tratos contra crianças requer posicionamento ético e político. A complexidade do conceito de maus-tratos não pode ser desconsiderada por estar diretamente relacionada às violências. A metodologia desta pesquisa de doutorado é de natureza qualitativa, integrada a uma abordagem etnográfica. Este texto fraciona um dos tópicos abordados na tese: o mapeamento dos trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) durante a década que abrange os anos de 2005 a 2015 e que, configura parte do estado do conhecimento desta pesquisa.

Biografia do Autor

Sílvia Cardoso Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação da UFSC; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências- NUVIC e do Grupo de Pesquisa Etnografia e Infância, ambos vinculados à UFSC.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Cardoso Rocha, S. . (2020). INFÂNCIAS E DIREITOS: UMA DÉCADA DE PESQUISAS APRESENTADAS NA ANPED: https://doi.org/10.29327/211653.6.9-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(9), 14. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/150