IMAGENS DE SANSÃO PEREIRA: DISCURSO, REPRESENTAÇÃO E OUTRAS ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14974Palavras-chave:
Arte. Representação. Discurso. Imagem Dialética.Resumo
Este artigo tem por objetivo desenvolver uma leitura de duas imagens do artista plástico Sansão Pereira, buscando problematizar a ideia de representação e identidade, a partir de alguns conceitos abordados pelo filosófo e historiador da arte Didi-Huberman, como o conceito de imagem dialética, volumes e sintomas. Partimos de uma breve reflexão à cerca dos discursos construídos em torno de uma certa identidade acreana, e o papel das artes em meio ao conjunto dos dispositivos, a serem utilizados como elementos reafirmadores desses discursos. Por outro lado, abordamos uma arte que foge dos elementos figurativos, provoca e nos convida a adentrar o desconhecido da imagem e encontrar ali, os sintomas que possam levar a outros desvelos daquilo que está invisível aos olhos. A importância deste estudo se dá ainda, pela contribuição as novas abordagens críticas em torno da estética e da história da arte, que buscam romper com velhos conceitos e retóricas da certeza em torno das artes.
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