USO DE MEDICAMENTOS PSICOESTIMULANTES PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E ÉTICA

Autores

  • Luiza Stampini Frederico Fundação Assis Gurgacz–FAG
  • Roberto Augusto Fernandes Machado Fundação Assis Gurgacz–FAG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14812

Palavras-chave:

Psicoestimulantes. Desempenho acadêmico. Estudantes de Medicina. Ética. Prevalência.

Resumo

Este estudo investiga o uso de medicamentos psicoestimulantes para melhorar o desempenho acadêmico entre estudantes de Medicina de uma universidade privada no Oeste do Paraná, focando em uma análise epidemiológica e ética. A pesquisa foi conduzida com 90 estudantes, utilizando um questionário estruturado para coletar dados sobre prevalência, padrões de uso, razões para o uso e percepções dos estudantes. Os resultados indicaram que uma parcela significativa dos estudantes utiliza psicoestimulantes, principalmente metilfenidato, com o objetivo de aumentar a concentração e o tempo de estudo. As principais razões relatadas incluem a pressão acadêmica e a necessidade de alto desempenho. No entanto, muitos estudantes também expressaram preocupações sobre os efeitos adversos e as implicações éticas do uso desses medicamentos para fins não médicos. Este estudo destaca a necessidade de um debate mais amplo sobre o uso de psicoestimulantes no ambiente acadêmico, bem como a implementação de políticas e intervenções educativas para mitigar os riscos associados a essa prática.

Biografia do Autor

Luiza Stampini Frederico, Fundação Assis Gurgacz–FAG

Estudante de medicina no Centro Acadêmico da Fundação Assis Gurgacz (FAG) – FAG.

Roberto Augusto Fernandes Machado, Fundação Assis Gurgacz–FAG

Professor e orientador – FAG. 

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Frederico, L. S., & Machado, R. A. F. (2024). USO DE MEDICAMENTOS PSICOESTIMULANTES PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E ÉTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 831–839. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14812