CERVEJA E MACHINE LEARNING: RECOMENDANDO ESTILOS DE CERVEJA

Autores

  • Diogo Costa Pereira UNICERP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14793

Palavras-chave:

Estilos de Cerveja. Inteligência Artificial. Machine Learning. Distância Euclidiana. TF-IDF.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo resolver o problema enfrentado por algumas pessoas que não conseguem apreciar cervejas especiais devido à falta de orientação sobre o que escolher. Para alcançar esse objetivo, foi realizado estudos que envolveram a distância euclidiana e o método Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF) para encontrar similaridades entre os estilos, tendo como base um estilo específico. Além disso, explorou-se a vastidão do cenário cervejeiro no Brasil e foi apresentado o guia BJCP, que além de ser o objeto base do estudo, serviu como um recurso direcional para compreender melhor os estilos de cerveja. Por meio de três testes, foram validados os métodos propostos e desenvolvido uma ferramenta capaz de sugerir estilos de cerveja com base em um estilo referencial.

Biografia do Autor

Diogo Costa Pereira, UNICERP

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFTM – Campus Patrocínio), graduado em Gestão Financeira (UNICESUMAR), pós-graduando em Ciência de Dados (Faculdade FOCUS), pós-graduado em Business Intelligence, Big Data e Inteligência Artificial (Faculdade FOCUS), pós-graduado em Tecnologia de Produção Cervejeira (CLARETIANO), pós-graduado em Marketing (UNICESUMAR) e pós-graduado em Consultoria Empresarial: ênfase em R.H (UNICERP). 

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

Pereira, D. C. (2024). CERVEJA E MACHINE LEARNING: RECOMENDANDO ESTILOS DE CERVEJA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 402–419. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14793