COTAS RACIAIS PARA AS UNIVERSIDADES: UM ABORDAGEM CRÍTICA E SEUS DESAFIOS ATUAIS

Autores

  • Eduardo Veras de Lima Associação Caruaruense de Ensino Superior
  • Carlos Alexandre Hees Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14766

Palavras-chave:

Reparação. Igualdade. Oportunidade

Resumo

As cotas raciais são um tema bastante discutido quando se trata de reparação histórica, de oportunidades e igualdade para todos, em vários países, inclusive o Brasil. No entanto, estamos presenciando sua aplicação que tem sido alvo de discussão sobre aqueles que estão sendo atendidos por essa Lei de Cotas. Quero apresentar nesse artigo pontos adversos e também pontos relevantes na aplicação da lei, apresentando conteúdos e comentários daqueles que apoiam e daqueles de divergem das ideias aplicadas nessa lei. Como disse, ela veio em forma de lei para poder sanar uma dificuldade que muitas pessoas têm de ingressar em uma universidade pelos meios normais, e aqui quero citar os vestibulares, que muitas vezes são injustos pelo fato de trazerem conteúdos que não são abordados na rede de ensino público de forma que possa preparar bem àqueles que almejam ingressar na universidade e assim terem as mesmas oportunidades dadas aos que estudam em escolas privadas, que têm em seu curriculum educacional um portfólio amplo que ajuda e prepara bem para esse ingresso e com isso obtêm vantagens sobre os demais que tiveram uma formação inferior. Isso sem falar naqueles que não tiveram nem uma mínima condição de estudos, que agora estão incluídos nessa lei, como os indígenas.

Biografia do Autor

Eduardo Veras de Lima, Associação Caruaruense de Ensino Superior

Graduado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2003), Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2017).

Carlos Alexandre Hees, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Pós-doutor em Direitos Humanos pelo IGC - Ius Gentium Conimbrigae, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2020). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2016). Bacharel (2003) e Mestre em Direito (2009) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP / ESALQ) (1992). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e Conciliador Judicial (TJ/SP) .

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Lima, E. V. de, & Hees, C. A. (2024). COTAS RACIAIS PARA AS UNIVERSIDADES: UM ABORDAGEM CRÍTICA E SEUS DESAFIOS ATUAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 67–81. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14766